GazetaEsportiva
O São Paulo planeja uma redução em sua folha salarial considerável para 2023. Ao fim desta temporada, a diretoria não deverá renovar o contrato de muitos dos atletas com vínculos prestes a vencer, e o técnico Rogério Ceni já foi avisado sobre a manobra que visa tornar o clube mais sustentável.
Atualmente o São Paulo tem a quinta maior folha salarial do Brasil, atrás apenas de Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e Corinthians. Os resultados desta temporada, entretanto, não condizem com o investimento feito pelo clube, que figura fora da zona de classificação para a Libertadores.
“O São Paulo tem a quinta maior folha de pagamento, mas acho que a folha é bem inferior ao que as pessoas especulam, ao menos pelo que soube da diretoria. Tivemos contratações que o clube se esforçou para trazer bons jogadores. A folha de pagamento ainda é alta porque não utilizamos verba para trazer jogadores, com exceção do Galoppo”, disse Rogério Ceni.
Uma das estratégias do São Paulo para conseguir atrair alguns jogadores mais caros foi diluir as chamadas “luvas” no salário. Assim, o clube não precisou desembolsar grandes quantias de imediato, ganhando tempo para se reestruturar financeiramente e pagando o investimento de forma “parcelada”, mensalmente.
“Paga-se salários maiores porque você não disponibiliza investimentos. A folha salarial deve diminuir de 25 a 30% a princípio [para 2023]. Vamos ver se temos orçamento para trazer jogadores tão bons quanto aqueles que estiveram aqui esse ano”, concluiu Rogério Ceni.
Diretoria e comissão técnica ainda debatem qual caminho deverá ser seguido para a próxima temporada: montar um time forte, aumentando a dívida, mas apostando que títulos e premiações poderão alavancar as receitas para bancar esse investimento ou se contentar com atletas mais modestos, promessas, priorizando o pagamento de dívidas.
“O planejamento que mais está acontecendo é sobre quem segue e quem deixa o clube. É a primeira parte do processo, analisar quem tem contrato vencendo, quem vai deixar o clube, e a partir da próxima semana começar a ver o que podemos trazer, que condições nós temos, quais jogadores nós temos condições de trazer para o próximo ano”, concluiu o treinador são-paulino.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo x Atlético-MG: onde assistir ao vivo, horário e escalações
- Veja o que o São Paulo precisa para ter sua melhor campanha no Brasileiro em dez anos
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo