Segundo o LANCE! apurou, o Tricolor paulista está tentando negociar com o Fulham para liberar a cria de Cotia somente na metade do próximo ano
Pablo Maia conquistou seu espaço no elenco profissional do São Paulo este ano (Foto: Paulo Pinto/Saopaulofc.net)
LANCE – Rafael Ribeiro e Izabella Giannola
São Paulo (SP)
O São Paulo está perto de convencer o Fulham, da Inglaterra, de liberar Pablo Maia somente na metade de 2023 – fim da temporada europeia. As informações foram apuradas pelo LANCE!. A equipe inglesa, por sua vez, quer o jogador já para o começo do próximo ano.
Fontes ouvidas pelo L! junto à cúpula de futebol são-paulina apontaram que o clube do Morumbi está disposto a enfim aceitar a proposta pelos ingleses. O valor não foi revelado, mas alcançou os dois dígitos exigidos pelo Tricolor.
Entretanto, a única exigência do São Paulo seria pela liberação de Maia somente após, pelo menos, a disputa do Campeonato Paulista.
O clube entende que faltará recursos para encontrar um substituto à altura do volante, cria de Cotia, a tempo para a disputa do Estadual, que será usado como laboratório para peças da base pelo técnico Rogério Ceni, pelo que indicam as fontes ouvidas pelo L!.
Durante esses período em que Maia permaneceria ainda no Tricolor, o clube correria atrás de uma nova opção para o setor.
O clube do Morumbi vem priorizando a busca por volantes nesta janela de transferências entre temporadas. Já foram sondados nomes como Yago Felipe, do Fluminense, e Jair, do Atlético -MG.
Não necessariamente fazem a mesma função tática de Pablo Maia, mas o clube acertou a permanência de Gabriel Neves, que muitas vezes neste ano chegou a deixar a revelação tricolor no banco.
Luan, outra opção de marcação no meio-campo, será emprestado por Ceni por não oferecer a mobilidade pensada pelo técnico para o ano que vem. Por isso seu nome vem sendo usado como moeda de troca nas negociações.
NEGOCIAÇÕES ENTRE FULHAM E TRICOLOR SE ARRASTAM
Conforme o L! já tinha adiantado em outubro, o plano do Tricolor é simples: liberar Pablo Maia a partir do segundo semestre de 2023, mas desde que a oferta chegue na casa dos 10 milhões de euros (55,2 milhões de reais na cotação atual).
Além do Fulham, outros clubes ingleses teriam se interessado na cria de Cotia – que ganhou espaço no profissional do São Paulo neste ano e foi vista como a ‘revelação’ do Campeonato Paulista 2022. Entre esses times, estariam o Nottingham Forest e o West Ham.
Titular da equipe do ex-técnico Alex de Souza, que chegou à semifinal da competição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Pablo Maia foi logo promovido ao time profissional por Rogério Ceni.
E é um dos nomes do elenco atual que mais entrou em campo: 61 vezes, com dois gols marcados. O jovem atleta conquistou a posição de titular com a contusão de Gabriel Neves, primeira opção do treinador para o setor.
O mesmo Fulham já havia monitorado outras crias são-paulinas, como Luizão, Rodrigo Nestor e Igor Gomes. Atuam no clube de Londres atualmente os brasileiros Willian e Andreas Pereira, respectivamente ex-Corinthians e Flamengo.
Durante um evento beneficente na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, Pablo Maia falou sobre propostas que recebeu do futebol inglês e desconversou.
– Na minha cabeça é só em jogar futebol, deixo isso para meus familiares e empresários – disse.
LEIA TAMBÉM:
- Jamal Lewis deixa o São Paulo após quatro meses: “Desapontado por não poder continuar”
- Ferreira fala sobre experiência no profissional do São Paulo e projeta Copinha
- São Paulo corre contra o tempo para ter Wendell na pré-temporada nos EUA
- São Paulo inicia 2025 como incógnita em meio à reformulação do elenco
- Um ano no “repeat”: São Paulo sofre para reforçar lateral esquerda