São Paulo encerra primeira parte de pré-temporada com desfalques e reformulação

388

Elenco retorna aos treinamentos no dia 2 de janeiro sob a expectativa de mais reforços, mas também possibilidade de perder Patrick para o Atlético-MG

Globo Esporte

Terminou na última sexta-feira a primeira parte da pré-temporada do São Paulo. A partir deste sábado, o elenco ganha folga para aproveitar as festas de fim de ano e retorna às atividades somente no dia 2 de janeiro. Neste processo, parte considerável do elenco mudou, enquanto Rogério Ceni sofre com desfalques, especialmente no setor defensivo.

Os trabalhos desta primeira parte da temporada 2023 contaram com apenas dois zagueiros à disposição, mas só Ferraresi com condições de atuar no momento. Walce, a outra opção, não atua há três anos e ainda está em processo de renovação de contrato, que encerra dia 31.

Publicidade

Arboleda, outro zagueiro do elenco, ganhou folga após participar da Copa do Mundo e só vai se apresentar ao São Paulo no ano que vem. O defensor não atua pelo clube desde junho, quando passou por cirurgia para corrigir uma grave lesão no tornozelo esquerdo.

Ao mesmo tempo, a diretoria anunciou a contratação de três reforços para a temporada 2023, todos já incorporados ao dia a dia do CT da Barra Funda neste fim de ano: o goleiro Rafael, o meia-atacante Welington Rato e o atacante Pedrinho.

As chegadas ratificam o processo de reformulação vivido pelo São Paulo desde o fim do Brasileirão de 2022. Foram dez saídas em comparação ao elenco que terminou o campeonato. O número deve aumentar em breve, com o iminente acerto do meia Patrick com o Atlético-MG.

Thiago Couto, Reinaldo, Miranda, Léo, Luizão, Andrés Colorado, Nikão, Marcos Guilherme, Eder e Bustos se despediram do São Paulo antes mesmo do fim da primeira parte da pré-temporada.

Já Igor Gomes, que tem pré-contrato firmado com o Atlético-MG, treinou neste período no CT da Barra Funda, mas pode nem retornar. O São Paulo negocia a liberação antecipada do meia, que tem compromisso com o Tricolor até o fim de março.

As saídas de Miranda, Léo e Luizão deixaram o sistema defensivo desfalcado para o reinício de atividades. Ceni trabalhou somente com Ferraresi e Walce, que não atua há quase três anos. Arboleda, como citado anteriormente, só retorna ao clube em 2023.

O clube trabalha para trazer mais nomes e tem dois atletas próximos de um acerto: o atacante Marcos Paulo tem situação encaminhada, enquanto o meio-campista Méndez viu as conversas avançarem com o clube.

O São Paulo ainda tenta a contratação de David e do zagueiro Alan Franco, principal nome para reforçar o desfalcado sistema defensivo.

Ceni e a comissão técnica, após o período de recesso, terão duas semanas para preparar o time, pensando no início dos jogos.

A estreia são-paulina no Paulistão está marcada para o dia 15 de janeiro, às 18h30 (de Brasília), contra o Ituano, no Morumbi.