Jogador é sonho antigo do Tricolor e já está na capital paulista para exames e assinatura de contrato
Globo Esporte
O São Paulo se acertou com o goleiro Rafael e o Atlético-MG e espera a realização de exames médicos na capital paulista para anunciar seu segundo reforço para a temporada.
Segundo o jornalista Jorge Nicola, que publicou o acordo confirmado pelo ge, o Tricolor pagará R$ 5 milhões ao clube mineiro para ficar com o goleiro de 33 anos.
O vínculo será de três anos.
Rafael foi contratado pelo Atlético-MG em 2020, após sair do Cruzeiro diante dos problemas financeiros e esportivos da Raposa. No Galo, chegou pouco antes de Jorge Sampaoli, que preferiu contratar Everson, titular desde então.
Em contato com o ge, o empresário de Rafael, Fábio Mello, destacou que o jogador foi alvo do São Paulo há várias janelas de transferências. Rogério Ceni trabalhou com Rafael no Cruzeiro. O próprio diretor de futebol Rui Costa estava no Galo dias antes de o goleiro trocar de time em Belo Horizonte. Agora, o namoro antigo irá virar casamento.
– O Rafael é um desejo antigo do São Paulo. Impressionante como todos técnicos e diretores que conhecem o atleta validam e tentam a contratação dele. Desta vez deu certo. Foi uma negociação conduzida com o máximo cuidado e sigilo entre as partes. Ainda faltam detalhes, mas é o novo projeto da carreira do Rafael – disse Mello.
O São Paulo primeiro tentou a contratação de John, do Santos, mas a pedida de R$ 8 milhões pelos direitos do atleta afastou os tricolores, que admitiam até a possibilidade de continuar com o mesmo trio de 2022: Felipe Alves, Jandrei e Thiago Couto.
Antes de Rafael, o primeiro reforço do São Paulo para 2023 foi o atacante Pedrinho, que estava no Lokomotiv, da Rússia. O acordo foi confirmado nesta quarta-feira.
Já o Atlético-MG terá Everson como titular em 2023, e agora dará mais espaço para o jovem Matheus Mendes, que chegou a ser o segundo goleiro do Galo quando Rafael se lesionou. A outra opção é Gabriel Delfim, também revelado na base.