Gazeta Esportiva
A janela de transferências vem sendo movimentada para o São Paulo. Com apenas três reforços anunciados, o clube já soma dez saídas e ainda deve ver mais jogadores se transferindo para outras equipes. Três dessas saídas, no entanto, escancaram a necessidade de um reforço para a defesa.
Entre os dez jogadores se despedindo do Tricolor, quatro atuam na defesa, sendo três especificamente do lado esquerdo: Luizão, Léo e Reinaldo.
Luizão e Léo eram dois dos três zagueiros canhotos com os quais o Tricolor contava em 2022. O único que segue no elenco é Beraldo, que embora possua status de promessa ainda tem pouca rodagem no time principal.
Nesse caso, considerando o esquema de três zagueiros com o qual Ceni atuou em grande parte dos jogos do ano bem como uma linha de quatro, o candidato a atuar como defensor pela esquerda é Ferraresi, que apesar de destro jogou na posição. Arboleda e Diego Costa, outros zagueiros do elenco, são destros e jogam do lado direito.
Ainda assim, a ausência de um zagueiro canhoto preocupa. Dessa forma, o clube busca viabilizar um reforço já escolhido: Alan Franco. Atualmente no Atlanta United, o defensor argentino chama a atenção por ser jovem (26 anos) e justamente tem a seu favor o fato de ser canhoto.
Desfalques
Além disso, a ausência de zagueiros é um problema geral, não restringido ao lado esquerdo. Diego Costa se recupera de um procedimento no joelho esquerdo, enquanto Lucas Beraldo defenderá a Seleção Brasileira sub-20 no Torneio Sul-Americano, entre janeiro e fevereiro e Walce, recuperado de lesão, não atua há quase três anos.
Além deles, Arboleda, que perdeu boa parte da última temporada por contusão, terá férias mais longas (até o dia 2 de janeiro) pois defendeu o Equador na Copa do Mundo no Catar.
Assim, Alan Franco não apenas é desejo do São Paulo por preencher a lacuna deixada por Léo e Luizão como é um nome para agregar a um setor com poucos nomes.
Lateral
Não só na linha de zaga estão as incertezas envolvendo o lado esquerdo da defesa. Isso porque o clube não renovou com o lateral Reinaldo, que já assinou com o Grêmio. Dessa forma, o titular da posição passa a ser Welington, que de acordo com a avaliação do clube vinha pedindo passagem ao longo da temporada de 2022.
Além da saída de Reinaldo, o clube não trouxe e nem trará um novo jogador para seu lugar, optando por solução caseira e um “improviso” para garantir substitutos na posição.
Segundo Carlos Belmonte, diretor do clube, durante reunião do Conselho Deliberativo na última segunda-feira, o volante Liziero – que está retornando ao São Paulo após empréstimo ao Internacional – e o jovem da base Patryck são os substitutos para Welington.
Apesar de ser volante no profissional, Liziero jogou na lateral durante sua formação nas categorias de base, logo, a posição não é novidade para ele.
“Como a gente não tem recursos, nós pensamos em como resolver o problema de mais um lateral esquerdo que a gente precisava nesse momento. Nós tínhamos duas soluções caseiras que vamos avaliar agora no início da temporada”, disse o executivo. “O Liziero comprou a ideia, então ele vem treinando já como lateral”, completou.
“Então, nós teríamos na lateral, neste momento, Welington, Liziero e Patryck, três meninos formados em Cotia”, completou o diretor do Tricolor”, concluiu Belmonte sobre a lateral esquerda do São Paulo.