Alan Franco deve ser anunciado oficialmente nos próximos dias pelo São Paulo. O zagueiro argentino assinará um contrato de três anos com o clube e vai acirrar a disputa por uma vaga na zaga, colocando em risco até mesmo o posto do capitão do time em 2022, Diego Costa.
Inicialmente o São Paulo pretendia contratar Alan Franco por empréstimo, com opção de compra fixada ao fim do período. Porém, o jogador e o Atlanta United, que detém seus direitos econômicos, preferiram uma transferência em definitivo, aceitando valores e condições de pagamento atrativos aos olhos da diretoria tricolor.
Pelo investimento que será realizado, Alan Franco desembarcará ao Morumbi com status de titular. O jogador de 26 anos é bem avaliado internamente e pronto para dar o respaldo necessário aos jovens vindos da base, que compõem praticamente 50% do elenco.
Justamente por isso, os remanescentes de 2022 terão de trabalhar duro para evitar o banco de reservas. Arboleda, por exemplo, é titular absoluto da zaga são-paulina. Diego Costa, por sua vez, foi o capitão do São Paulo na última temporada e também goza de prestígio internamente.
Nahuel Ferraresi, emprestado pelo Grupo City até junho de 2023, está nos planos da diretoria para a nova temporada. A alta cúpula tricolor, inclusive, já abriu conversas com os detentores dos direitos econômicos do venezuelano para ampliar seu empréstimo até dezembro. Lucas Beraldo, por sua vez, deve ganhar mais espaço no elenco profissional, sobretudo durante a disputa do Campeonato Paulista. Apenas Walce deve ser emprestado.
Não faltarão opções para a zaga ao técnico Rogério Ceni em 2023, ainda que alguns desses atletas devam levar algum tempo para ir a campo – Diego Costa, por exemplo, passou por um procedimento para a retirada de um fragmento ósseo no joelho esquerdo.
Arboleda não participou da primeira parte da pré-temporada, se reapresentou nesta segunda-feira e, como a estreia do São Paulo no Paulista acontece no dia 15 de janeiro, pode precisar de mais tempo para se recondicionar fisicamente após curtir férias em um período diferente dos demais atletas tricolores por ter defendido o Equador na Copa do Mundo.
Independentemente de quem formará a zaga titular nos primeiros compromissos deste ano, uma coisa é certa: todos deverão ter oportunidades, já que o calendário tricolor em 2023 será novamente desgastante, com quatro competições a serem disputadas: Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.