UOL
O primeiro clássico paulista de 2023 teve poucas emoções e terminou zerado. Na tarde de hoje (22), Palmeiras e São Paulo empataram em 0 a 0, no Allianz Parque, pela terceira rodada do Campeonato Paulista.
- Rony teve um gol bem anulado por impedimento no segundo tempo.
- Os palmeirenses reclamaram de um pênalti não marcado na etapa final, após Piquerez ser derrubado por Arboleda na área. O VAR checou o lance, e a arbitragem de campo mandou seguir.
- Jogadores do São Paulo fizeram muita cera ao longo da partida, apesar do 0 a 0 no placar.
- O Choque-Rei foi o primeiro encontro entre rivais paulistas de 2023, além de ter sido a reedição das duas últimas finais do estadual, com um título para cada lado.
O primeiro tempo do clássico foi morno e ficou devendo tecnicamente. Foram poucas chances de gol e muitos erros de passe e de decisão.
- O Palmeiras se arriscou à longa distância, com finalizações de fora da área de Raphael Veiga e Gabriel Menino, ambas bem defendidas por Rafael.
- O São Paulo conseguiu neutralizar as ações ofensivas do Palmeiras e sofrer pouco defensivamente, mas foi praticamente nulo no ataque.
Lance inusitado: ainda no 1º tempo, com o placar zerado, Rafael levou cartão amarelo por fazer cera para recolocar a bola em jogo.
As equipes voltaram do intervalo com outra proposta. O jogo foi mais animado e teve um pouco mais de emoção na etapa final.
- O São Paulo parou apenas de se defender, mas ficou mais exposto, abrindo espaço para o Palmeiras. Perdeu a solidez atrás, mas suportou um momento de pressão. Apareceu mais ao ataque, principalmente com David.
- O Palmeiras teve um gol anulado de Rony logo nos primeiros minutos, depois reclamou de um pênalti não marcado após Arboleda derrubar Piquerez na área. O Verdão se lançou ao ataque e dominou as ações.
Próximos jogos e situação na tabela
O Palmeiras volta a campo na quarta (25), às 19h30, quando enfrenta o Ituano, fora de casa. Um dia depois, às 21h30, o São Paulo recebe a Portuguesa, no Morumbi.
O Tricolor termina a terceira rodada na liderança do Grupo B, com 5 pontos. O Verdão subiu para a primeira colocação do Grupo D, também com cinco pontos, mas pode ser ultrapassado se o São Bernardo pelo menos empatar com o Santos, hoje, em jogo que começa às 18h30.
Destaques do jogo
- Gol do Palmeiras anulado. Aos 10 minutos do segundo tempo, Endrick recebeu na direita e cruzou rasteiro para Rony mandar para o fundo das redes. O camisa 10, porém, estava impedido.
- Reclamação de pênalti. Aos 13, Piquerez tentou um drible na área e foi derrubado por Arboleda. A arbitragem e o VAR entenderam que não houve a infração, e o jogo seguiu.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 0 x 0 SÃO PAULO
Competição: Campeonato Paulista, 3ª rodada
Data e horário: 22 de janeiro de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Público: 40.196
Renda: R$ 2.301.182,60
Árbitra: Edina Alves Batista
Assistentes: Neuza Ines Back e Fabrini Bevilaqua Costa
VAR: José Claudio Rocha Filho
Cartões amarelos: Rafael (SPFC); Dudu e Breno Lopes (PAL)
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino (Atuesta), Zé Rafael e Raphael Veiga (Bruno Tabata); Dudu (López), Rony (Rafael Navarro) e Endrick (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha (Orejuela), Ferraresi (Beraldo), Arboleda e Welington; Méndez (Luan), Rodrigo Nestor e Luciano; Welington Rato (Pedrinho), Calleri e David (Marcos Paulo). Técnico: Rogério Ceni