UOL
Éder, ex-São Paulo, acertou com o Criciúma e assinará hoje (17) contrato de um ano com o clube. O atacante de 36 anos escolheu voltar para o time onde foi revelado e retribuir sua carreira no futebol. O vínculo válido por um ano pode ser renovado por mais uma outra temporada, mas a tendência inicial é pela aposentadoria.
Além do contrato como jogador, também está oferecido a Éder a possibilidade de virar dirigente do Criciúma depois da eventual aposentadoria do futebol. Seria uma espécie de diretor de relações institucionais.
Éder tinha outras propostas e opções, mas escolheu voltar ao Criciúma também por ser a cidade onde mora – ele nasceu em Lauro Muller, em Santa Catarina.
Revelado no Tigre, Éder disputou a Série B e foi campeão catarinense, em 2005, e jogou pela seleção sub-20 (veja na foto).
Depois, ficou 13 anos na Itália, virou ídolo na Sampdoria, defendeu a Inter de Milão por dois anos e meio e jogou pela seleção italiana antes de ir para o futebol chinês. Retornou ao Brasil em 2021 para jogar no São Paulo por duas temporadas. Foram 11 gols e quatro assistências em 75 jogos.