Ceni perde Ferraresi, que terá que operar o joelho, e tem três laterais-direitos afastados
Globo Esporte
O ano é novo, mas o fantasma não mudou. As lesões continuam a assombrar o São Paulo no início desta temporada, assim como aconteceu em boa parte dos dois últimos anos.
No último domingo, contra o Palmeiras, o zagueiro Ferraresi rompeu ligamentos do joelho direito, precisará operar e não se sabe quando poderá voltar a atuar – é possível que, pelo São Paulo, não jogue mais, já que tem contrato até o final de junho.
No mesmo clássico, o lateral-direito Rafinha sentiu dores no tornozelo esquerdo, e apesar de os exames não terem apontado fratura no local, ele deve ficar afastado – assim como já estava outro jogador da posição, Igor Vinícius, com uma pubalgia.
Em tratamento ainda estão o atacante Caio, que passou por cirurgia no joelho no primeiro semestre do ano passado, o lateral-direito Moreira, que também lesionou o joelho, mas em outubro, o zagueiro Diego Costa, que fez cirurgia também no joelho durante as férias, e o meia André Arderson, com pubalgia.
Na zaga, por enquanto, o São Paulo deve promover o garoto Ythallo, que foi titular da Copinha, para reforçar o elenco enquanto a diretoria analisa se tentará contratar um novo defensor – Diego Costa, capitão em 2022, precisará de mais dois meses para retornar.
Na lateral direita, a opção é Orejuela – que o próprio técnico Rogério Ceni admitiu que, a princípio, nem seria aproveitado em 2023. O colombiano foi contratado em 2021, não agradou, e passou 2022 em empréstimos ao Grêmio e, depois, ao Athletico-PR. Voltou por não ter outro destino, e agora tende a ser o titular nas próximas rodadas do Paulista.
Ceni teve que lidar com muitos desfalques no ano passado. Levantamento do ge mostrou que foram 46 baixas – só o meia Nikão, contratado como estrela no começo da temporada, perdeu 35 partidas. Ele foi emprestado ao Cruzeiro.
No ano anterior, os problemas físicos no elenco tricolor eram apontados como uma das razões da péssima campanha do time no Brasileiro, em que só se livrou do rebaixamento na penúltima rodada.
Em 2021, foram 44 baixas. Luciano foi desfalque em 26 jogos e teve seis lesões diferentes.
Com os jogadores que tem à disposição, Ceni comanda nesta terça o primeiro treino antes do jogo contra a Portuguesa, quinta-feira, no Morumbi. Alan Franco tende a herdar a vaga de Ferraresi na defesa.