Gazeta Esportiva
O São Paulo deverá contar com uma novidade para o clássico do próximo domingo, contra o Corinthians, no Morumbi. O novo reforço do Tricolor, Caio Paulista, tende a ser relacionado pelo técnico Rogério Ceni para ser uma opção a Welington na lateral esquerda.
Caio Paulista já poderia ter ficado no banco de reservas na última quinta-feira, contra a Portuguesa. O jogador até foi para o estádio com o elenco, mas não foi regularizado a tempo, tendo de assistir à partida das tribunas.
Caio Paulista pertence ao Fluminense e assinou contrato por empréstimo válido até o fim do ano. O atleta iniciou sua carreira como atacante, acostumado a jogar pela ponta direita, mas acabou sendo recuado para a lateral esquerda com o técnico Fernando Diniz. Agora no São Paulo, Rogério Ceni pretende mantê-lo nessa posição.
“Ponta pela esquerda eu não conto. Conto com duas opções: a lateral esquerda, que é a primeira que vem à minha cabeça, e ponta direita. O Diniz conseguiu fazê-lo jogar nessa função no Fluminense, lateral bem ofensivo, características parecidas com as do Welington. Claro que vai ter dificuldades na marcação quando jogar, eu entendo isso. Mas, como repeti em outros casos, é uma oportunidade de mercado. Sem custo, dentro das possibilidades financeiras do clube e em uma questão de urgência é um jogador que pode desempenhar mais de uma função”, comentou Rogério Ceni.
Welington é um dos poucos jogadores do São Paulo que foram titulares em todos os jogos de 2023, justamente pela falta de um lateral-esquerdo para substituí-lo. Liziero, que é volante de origem, vem sendo improvisado no setor, mas agora a tendência é que Caio Paulista passe a ser a segunda opção para a posição, além de também poder atuar mais avançado, como ponta pela direita.
“Ele poderia ter entrado no lugar do Wellington Rato pela direita, onde ele gosta de jogar. Quando eu estava com o Fortaleza na Série B, ele jogou pelo Avaí contra nós nessa posição. Vamos tentar trabalhar ele também para dar sequência ao que ele fez ano passado. Ele jogou contra nós ano passado de lateral-esquerdo, comentou o treinador do São Paulo.
Já que o clube não conseguiu regularizar Caio Paulista a tempo para o duelo com a Portuguesa, Rogério Ceni espera que seu novo reforço esteja à sua disposição para o importante clássico do próximo domingo, contra o Corinthians.
“Parece ser um bom garoto, estava relacionado para o jogo [contra a Portuguesa], estava aguardando o departamento jurídico do clube. Infelizmente, não conseguimos regularizar o jogador a tempo, ele vinha trabalhando na lateral esquerda comigo, aguardei até as 18h, não foi possível a liberação do atleta. Ele veio no ônibus com a gente, tentamos até a última hora para ter uma opção para substituir Welington, não deu certo. Vamos continuar para ver se ele pode estar livre no domingo e ir para o jogo contra o Corinthians”, concluiu.