O que faz Ceni querer trabalhar pela 3ª vez com novo reforço do São Paulo?

237

UOL

O São Paulo acertou ontem (16) a contratação do atacante David, do Internacional, por empréstimo. Falta só o anúncio. O jogador de 27 anos é um pedido de Rogério Ceni e vai trabalhar pela terceira vez com o treinador.

  • David era do Cruzeiro na passagem de Rogério Ceni, entre agosto e setembro de 2019. Foi titular nos oito jogos sob o comando dele.
  • Em 2020, David assinou com o Fortaleza a pedido de Ceni. Foi campeão cearense e titular até a saída do treinador para o Flamengo, em novembro daquele ano.
  • Com Ceni, David soma 46 partidas na carreira. São oito gols (inclusive dois no Palmeiras no Brasileirão de 2020) e cinco assistências.

David e Rogério Ceni têm uma relação de confiança mútua. O jogador gosta do modo de trabalho no dia a dia e principalmente da maneira como atuam os atacantes nos times de Ceni, com velocidade e buscando sempre a área. Já o treinador vê David como um jogador que tem potencial para se adaptar a qualquer sistema de jogo, por isso insistiu tanto na contratação. Ele já tinha indicado David na virada de 2021 para 2022, mas o Inter levou a melhor.

Publicidade

O São Paulo não tinha um plano B engatilhado caso desse errado a negociação por David. O atacante fica por empréstimo até o fim do ano. O clube paulista vai pagar R$ 1,2 milhão pelo período e aceitou uma cláusula de compra de cerca de R$ 20 milhões.

O que Rogério Ceni vê de melhor em David é a versatilidade. A nova contratação do São Paulo é um atacante de ponta — não importa qual. Destro, costuma jogar mais do lado esquerdo por causa da tendência de conduzir a bola para o centro do ataque. Mas também joga pela direita, como centroavante e como dupla de ataque, o que sob o comando de Ceni aconteceu muito com Fred no Cruzeiro e Wellington Paulista no Fortaleza.

David durante jogo do Inter contra o Flamengo no Brasileirão de 2022: ele não convenceu no último clube
Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

David alia velocidade e força física em seu estilo de jogo. Vários de seus gols marcados ou passes para gol são de jogadas em que ele protege a bola, conduz em velocidade e parte em direção à área. São características diferentes dos outros pontas que o São Paulo contratou em 2023: Pedrinho é mais driblador, prefere jogar em espaço curto, enquanto Wellington Rato dá mais cadência, tem um jogo mais pensado.

O atacante cedido pelo Inter é o sétimo reforço do São Paulo na temporada. Antes dele foram contratados Rafael (goleiro), Alan Franco (zagueiro), Méndez (volante), Pedrinho e Wellington Rato (meia-atacantes) e Marcos Paulo (atacante). Rogério Ceni ainda deseja um lateral-esquerdo, um centroavante e possivelmente outro ponta para fechar o elenco.