Pai homenageado por Méndez no São Paulo era músico influente no Equador e irmão de ex-Atlético-MG

82

Novo volante do Tricolor vai usar camisa 21 por conta da data de morte do seu pai, Luis Atahualpa

GloboEsporte

Publicidade

A primeira entrevista de Méndez como jogador do São Paulo contou com um momento de emoção. O volante explicou que escolheu a camisa 21 no clube para homenagear o pai, morto dia 21 de julho do ano passado, vítima de um infarto fulminante.

– A camisa tem o significado especial, foi a data que morreu meu pai, há mais de cinco meses. Foi um momento duro para mim, pois ele sempre estava ao meu lado, me apoiando, escolhi esse número por ele – comentou Méndez, durante entrevista no CT da Barra Funda.

Luis Atahualpa Méndez, pai de Méndez, era um dos maiores incentivadores da carreira do filho de 25 anos e se destacou como músico na região norte do Equador. “Don Ata”, como era conhecido, dividia a atenção aos jogos do filho com a carreira de músico.

O pai de Méndez fazia parte da banda Marabu, uma das referências de “Bomba del Chota”, ritmo afroequatoriano popular na região norte do país. Luis Atahualpa e os colegas músicos são até hoje uma das referências do ritmo em boa parte do Equador.

Méndez vai usar a camisa 21 em homenagem ao pai — Foto: José Edgar de Matos

A morte do pai de Méndez causou comoção no Equador, especialmente na província de Carchi. Don Ata também se aventurou como atleta, mas ganhou sucesso mesmo como músico.

– Com grande tristeza e com a alma quebrada, nos despedimos do nosso amigo e irmão Atahualpa Méndez, que nos deixa um legado de humildade, companheirismo e trabalho árduo. Obrigado por tanto – declarou Patricio Viveros, integrante da banda Marabú.

A música dividia espaço com o futebol na vida de Don Ata. Antes de o filho alcançar uma posição no país pentacampeão mundial, o irmão de Luis teve destaque no cenário equatoriano: o ex-meio-campista Édison Méndez.

O tio do novo reforço são-paulino atuou pelo Atlético-MG, teve destaque no PSV e defendeu o Equador nas Copas do Mundo de 2002 e 2006.

Luis Atahualpa Méndez, pai de Seba Méndez, morreu em julho do ano passado — Foto: Reprodução

A relação próxima entre o futebol e os Méndez agora se torna tema no Morumbi. A declaração do meio-campista, que usará um número que remete ao pai falecido, serve como mais uma homenagem por parte do novo jogador do São Paulo.

Nas redes sociais, um dia após o ocorrido, Méndez publicou um texto tocante para se recordar de “Don Ata”.

– Vou lembrar de você sempre desta maneira alegre. Pai, você não sabe o quanto foi duro saber que você se foi, mas agora estás em um lugar melhor junto a Deus. Eu fico com tudo o que pudemos desfrutar da vida, em tudo o que você me disse desde criança – escreveu.

– Posso assegurar que estás muito orgulhoso de mim e agora que está aí de cima, seguramente continuará orgulhoso e cuidando de mim. você foi o melhor pai do mundo e te dizia isso cada vez que conversávamos. Não tens ideia de como sentirei sua falta. Te amo – acrescentou Méndez.

No domingo, a partir das 18h30 (de Brasília), o São Paulo encara o Ituano, no Morumbi. Méndez depende de aparecer no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para poder estrear.