Rafael, Felipe Alves ou Jandrei? Ceni deixa aberta a disputa para ser goleiro titular do São Paulo

177

Dois jogos-treinos, três goleiros diferentes: Ceni ainda não definiu quem estreia contra o Ituano

Globo Esporte

A disputa pela vaga de titular no gol do São Paulo está aberta. Pelo menos foi o que os dois jogos-treinos da equipe apresentaram. Diante de Guarani e EC São Bernardo, Rafael, Felipe Alves e Jandrei se dividiram, em cenário parecido com o da temporada passada.

Publicidade

Em 2022, Jandrei e Tiago Volpi se revezaram no início do Paulistão, com o primeiro assumindo a posição durante a fase de classificação. Nesta temporada, Rafael chegou ao CT da Barra Funda para disputar posto especialmente com Felipe Alves, que terminou o ano passado como titular.

Para domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o Ituano, a vaga está aberta:

– Vou decidir o titular no último treino. Podemos até experimentar os três nessas rodadas. Falei para o Rui Costa (diretor executivo) que são goleiros difíceis para terceiro goleiro, nenhum deles merece. Quem ficar como opção direta pode compreender, vamos ter que gerir bem. São três ótimos profissionais – elogiou.

– Para a diretoria era necessária a chegada de um goleiro, eu acho que poderia, mas tem outras posições que precisávamos mais. Rafael é um cara acima da média, um menino excepcional e ótimo goleiro, mas que vai ter que melhorar o jogo com os pés. É ótima contratação para o grupo, então vamos tentar oportunizar ao longo da temporada – acrescentou o técnico.

Young, Jandrei, Felipe Alves e Rafael são os goleiros do São Paulo para 2023 — Foto: Reprodução

Essa disputa aberta, inclusive, se apresenta como um dos fatores para Rafael trocar o Atlético-MG pelo São Paulo. O goleiro decidiu sair do futebol mineiro para brigar por posição, referendado pelo próprio Rogério Ceni, com quem trabalhou no Cruzeiro.

– Chego motivado, ainda mais por poder vir e trabalhar hoje com um dos maiores ídolos do clube, o Rogério. Para nós que somos goleiros é um privilégio ainda maior, porque ele é uma referência para goleiros da minha geração. É uma oportunidade única – comentou Rafael.

Mesmo recém-chegado, Rafael começa o ano em meio à disputa por uma vaga no gol. O goleiro atuou parte do jogo treino contra o EC São Bernardo, que também contou com Felipe Alves.

O último titular de 2022 acabou sendo desfalque contra o Guarani por questões pessoais. Contra o rival de Campinas, tanto Rafael quanto Jandrei foram testados pela comissão técnica.

Rafael chega para disputar vaga de titular no São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

O próprio Rafael, que não se vê ainda como titular, valorizou a briga por posição.

– Jandrei, Felipe, Young e o Otávio (Ohl, preparador de goleiros), me recepcionaram de maneira espetacular, eu me sinto em casa. Sei o quanto teremos de pressão no São Paulo e como a disputa é acirrada. É fazer o nosso melhor a partir de agora, podemos crescer e evoluir todos – declarou.

– Vamos chegar os quatro goleiros bem preparados para todo o ano. A história do Rogério Ceni, seja aqui ou em outro clube, é muito difícil de chegar no que ele conquistou. Estou começando a construir a minha, mas tendo ele como exemplo e desejando trilhar os mesmos passos, ser uma referência – acrescentou.

Rogério Ceni ainda não decidiu o goleiro titular do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

A posição de goleiro segue sem um nome incontestável no clube desde a aposentadoria de Ceni. Hoje treinador, o ídolo são-paulino pouco influencia no trabalho de dia a dia. Os preparadores são ouvidos e têm peso na avaliação para definir o titular.

Os três goleiros, aliás, chegaram ao São Paulo aprovador por Rogério Ceni. Jandrei possui o trabalho com os pés elogiado pelo treinador, enquanto Felipe Alves teve passagem sólida pelo Fortaleza ao lado do comandante tricolor.

Rafael defendeu o Cruzeiro de 2019 com Ceni, que escalava o ídolo cruzeirense Fábio como titular. A passagem do treinador por Minas Gerais, aliás, foi curta e durou apenas dois meses.

No Morumbi, porém, Ceni vai para terceira temporada no comando tricolor, após chegar no meio das disputas de 2021. O início vem depois de uma pré-temporada mais longa, dividida em duas partes. Desde o dia 2, as avaliações técnicas para definir o time ganharam mais atenção da comissão.