Reforços podem fazer Ceni mudar esquema tático do São Paulo

4111

Gazeta Esportiva

O São Paulo já anunciou quatro reforços para a nova temporada e nesta semana o quinto deve ser oficializado: Alan Franco. Com tantos novos nomes desembarcando no Morumbi, o técnico Rogério Ceni poderá mudar o esquema tático do Tricolor.

Nesta janela de transferências a diretoria vem trabalhando para dar ao treinador são-paulino as peças necessárias para que ele faça o time jogar à sua maneira. Por onde passou desde que iniciou sua trajetória à beira do campo, Rogério Ceni sempre montou equipes que se destacavam pela velocidade, intensidade e força física.

Publicidade

No ano passado, Ceni foi obrigado a se adaptar aos atletas que tinha à disposição. Sem atacantes de velocidade ou meio-campistas que se destacam pela força física, o treinador se adequou às características do elenco e, ainda assim, conseguiu levar o São Paulo longe em três das quatro competições que disputou (Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Paulista), tendo um desempenho abaixo do esperado apenas no Brasileirão, justamente por priorizar os outros torneios.

Com a falta de velocidade pelos lados do campo no setor ofensivo, Rogério Ceni preferiu abrir mão do 4-3-3, apostando na associação de Calleri e Luciano, com quatro ou cinco meio-campistas, e Patrick sendo o jogador com mais liberdade para se aproximar dos dois atacantes.

Ao longo do último ano o São Paulo teve sucesso através de um jogo associativo, com muitas trocas de passe, movimentações e cruzamentos na área, buscando sempre o finalizador Calleri. Em outras oportunidades, o Tricolor acabou castigado justamente pelo modelo um tanto quanto previsível.

Em 2023, porém, a tendência é que o São Paulo jogue de uma maneira diferente. Pedrinho e Marcos Paulo são dois atacantes de velocidade que já treinam com o restante do elenco. O meia-atacante Wellington Rato, por sua vez, se destaca pela sua força física. No ano passado, participou de 70 jogos pelo Atlético-GO. Desta forma, Rogério Ceni poderá, enfim, adotar um esquema tático com três atacantes e um modelo de jogo com bastante intensidade.

O Tricolor estreia oficialmente na temporada de 2023 no próximo dia 15 de janeiro, às 18h30 (de Brasília), contra o Ituano, no Morumbi, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.

10 COMENTÁRIOS