Jogador de 19 anos, que atuou menos de 30 minutos contra o Fluminense pelo Brasileirão, pode ganhar espaço após passagem pela seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano
Globo Esporte
A saída de Reinaldo abriu uma lacuna no elenco do São Paulo. Com Welington titular e Liziero, meio-campista de origem, brigando por vaga, o jovem Patryck Lanza pode ganhar mais espaço. Antes, porém, o lateral-esquerdo vai defender o Brasil no Sul-Americano sub-20.
Patryck viveu um momento infeliz com o profissional no ano passado, quando começou como titular, mas atuou apenas 30 minutos diante do Fluminense, sendo substituído ainda na primeira etapa.
Com mais treinamentos no profissional e a convocação para a Seleção sub-20 neste início de ano, Patryck quer aproveitar o Sul-Americano também para marcar um recomeço no Tricolor. A competição pelo time nacional começa no próximo dia 19 de janeiro.
– Acredito que se eu desempenhar bem na seleção brasileira, nessa competição muito intensa e importante, vai confirmar o trabalho que venho fazendo no dia a dia do clube. Foi um ano de muita evolução convivendo quase que diariamente com os profissionais – declarou.
É nesta evolução que Patryck se apega para apagar o momento ruim do jogo contra o Fluminense. Não houve uma conversa específica com Rogério Ceni para tratar sobre o caso, mas o ala usou aquela experiência para buscar crescimento nos últimos meses.
No sub-20, as atuações chamaram a atenção da Seleção de base, que novamente abriu espaço para o jovem lateral. Neste grupo, Patryck é o único remanescente do título mundial sub-17 de 2019. O caso contra o Flu ficou no passado.
– Não teve uma conversa, nada específico. É ter a mentalidade boa nos momentos adversos, paciência e acreditar sempre em mim e no meu potencial. Saber que tudo isso faz parte do processo e do amadurecimento do atleta – comentou.
Dentro do São Paulo, Patryck ganhou espaço automaticamente com a saída de Reinaldo, que deixou o Tricolor após quase uma década. Welington é o titular, enquanto Liziero começa o ano como alternativa. O próprio jovem atleta crê que possa ter mais minutos neste ano.
– Sim, mas sempre respeitando meus companheiros e também os que saíram em busca de espaço. Vou trabalhar muito no dia a dia para ter mais oportunidades e aproveitá-las – comentou, antes de ressaltar Reinaldo, antigo companheiro de clube e atualmente no Grêmio.
– O Reinaldo era um cara muito querido por todos no clube, me ajudou desde quando eu treinei a primeira vez no time principal, sendo bastante parceiro fora dos gramados. Ele criou sua história no clube e torço para que continue fazendo o que sabe de melhor – comentou.
Patryck e o Brasil estreiam no Sul-Americano no dia 19, às 19h (de Brasília), diante do Peru. A seleção está no grupo A com Argentina, Colômbia e Paraguai, além dos peruanos.