UOL
A última vitória do Corinthians sobre o São Paulo foi em 13 de dezembro de 2020, pelo Brasileirão daquele ano.
- O Corinthians venceu aquele jogo por 1 a 0 na Neo Química Arena, com gol e Otero em contra-ataque;
- Naquela época o São Paulo ainda tinha Daniel Alves, que hoje está preso na Espanha;
- Cazares, Léo Natel, Hernanes e Brenner estavam em campo, e Mancini e Diniz eram os técnicos;
- Os times jogam mais um clássico às 18h30 (de Brasília) de hoje, no Morumbi, pelo Paulistão.
Daniel Alves vivia seu segundo ano no São Paulo e era o capitão do time. No clássico em questão, tomou um amarelo e foi mal. A passagem durou até setembro de 2021, quando ele assinou a rescisão do contrato. Até hoje o clube ainda paga R$ 400 mil mensais ao jogador, que continua recebendo mesmo preso sob acusação de estupro.
Dos 22 titulares daquele jogo, apenas nove seguem nos respectivos elencos. O Corinthians manteve toda a zaga, mas já não tem Gabriel, Cazares, Otero, Ramiro e Léo Natel. O São Paulo mudou quase tudo: Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Reinaldo, Daniel Alves, Igor Gomes, Gabriel Sara e Brenner não jogam mais pelo clube. Os dois técnicos também mudaram, é claro: tanto Vagner Mancini (América-MG) quanto Fernando Diniz (Fluminense) hoje estão no terceiro trabalho desde então.
Naquele clássico de 2020, o São Paulo liderava o Brasileirão. Na abertura da 25ª rodada, a vantagem era de cinco pontos sobre o Flamengo, que acabaria sendo o campeão. O Tricolor acabaria o campeonato na quarta posição, e o Corinthians, na 12ª.
Foram sete jogos nestes três anos de jejum do Corinthians no Majestoso, sendo quatro empates e três vitórias do São Paulo. O Tricolor também eliminou o Alvinegro da edição passada do Paulistão, na semifinal, com vitória por 2 a 1. O confronto mais recente terminou em 1 a 1 pelo último Brasileirão.
Outro tabu à prova no clássico de hoje é dos jogos no Morumbi. O Corinthians não vence o São Paulo no estádio rival desde abril de 2017, quando fez 2 a 0 com Jô e Rodriguinho. De lá para cá houve 11 clássicos no estádio, com sete vitórias são-paulinas e quatro empates.
E o clássico de hoje?
Corinthians e São Paulo chegam desfalcados. O técnico Fernando Lázaro já perdeu três meio-campistas por lesão neste ano, e o único com chances de voltar hoje é Fausto Vera —Cantillo e Maycon estão fora. Do outro lado, Ceni perdeu Ferraresi e Rafinha, mas pode contar com o retorno de Arboleda e talvez promova a estreia de Caio Paulista.
Ficha técnica
São Paulo x Corinthians
Competição: Campeonato Paulista, 5ª rodada
Data e horário: 29 de janeiro de 2023 (domingo), às 18h30
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo-SP
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Daiane Muniz dos Santos (SP)
São Paulo: Rafael, Orejuela, Arboleda, Alan Franco e Welington; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Wellington Rato (Luan), Luciano e David (Pedrinho); Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
Corinthians: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera (Roni) e Renato Augusto; Ángel Romero (Adson), Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro.