Ceni usa reforços e muda quase o time inteiro do São Paulo desde o final da última temporada

63

Novos jogadores ganham vaga entre titulares com bom desempenho; lesões também afetam

GloboEsporte

Publicidade

A reformulação proposta pelo São Paulo no fim da temporada passada se concretizou: o técnico Rogério Ceni mudou sete dos 11 jogadores titulares (63%), comparadas as escalações contra o São Bernardo, sábado, pelo Paulista, e contra o Goiás, na última rodada do Brasileiro de 2022.

O bom desempenho de reforços e a série de lesões que atinge o elenco são os principais fatores para as trocas.

No jogo contra o São Bernardo, Rafael, Nathan, Alan Franco, Caio Paulista, Méndez e Wellington Rato foram titulares – nenhum deles estava no clube no Brasileiro. Além deles, Beraldo também começou a partida – o jovem defensor era uma das últimas opções do setor em 2022.

Desses, Rafael, Méndez e Wellington Rato conquistaram as vagas no time titular graças a boas apresentações nesse início de temporada.

Jogadores do Sâo Paulo na partida contra o São Bernardo — Foto: Marcos Ribolli

O goleiro esteve em campo em todos os jogos de 2023, sempre como titular, sem deixar o campo. Rato também jogou 11, mas foi reserva uma vez. Méndez vestiu a camisa tricolor em nove das 11 partidas até aqui.

As lesões também abriram espaço para novos jogadores, como Alan Franco, que herdou lugar com as baixas de Diego Costa, Arboleda e Ferraresi – o que também aconteceu com Beraldo.

Isso se repetiu nas laterais: Caio Paulista chegou para ser reserva de Welington, mas o titular se machucou. Na direita, o drama é maior: Ceni perdeu quatro jogadores machucados (Igor Vinícius, Rafinha, Orejuela e Moreira), e o São Paulo precisou negociar a volta de Nathan, que estava emprestado ao Coritiba.

Outro novo jogador que tem tido oportunidades, ainda que não seja titular, é o atacante Pedrinho, que entrou em dez partidas – ele é geralmente utilizado nos segundos tempos e já marcou três gols.

As lesões também atacaram os reforços: David, que era titular de Ceni, e Erison, contratado para fazer sombra a Calleri, sofreram estiramentos na coxa e estão afastados.

O meia Marcos Paulo é outro reforço, mas que teve poucas chances por enquanto, com cinco partidas, sempre na reserva.

A frustrante temporada de 2022 fez com que a diretoria e a comissão técnica do São Paulo mudassem o elenco. Foram 12 jogadores que deixaram o clube.

Do jogo contra o Goiás, um 4 a 0 na casa do rival em novembro do ano passado, só quatro jogadores foram titulares contra o São Bernardo: Rodrigo Nestor, Galoppo, Luciano e Calleri – o último machucou o tornozelo direito no sábado e é dúvida para enfrentar o Botafogo, domingo, no estádio Santa Cruz, pela rodada final da fase de grupos do Paulistão.