GloboEsporte
José Edgar de Matos
Jogador foi desfalque em poucas partidas nas últimas temporadas, mas clube soube “se virar” sem o camisa 9; com fratura no tornozelo, ele não tem data para retornar.
A comissão técnica do São Paulo terá que se reinventar. Diagnosticado com uma grave lesão no tornozelo direito, Calleri pode até passar por cirurgia e ficará ausente da reta final do Campeonato Paulista. As opções e os números sem o atacante, apesar da adversidade, são animadores.
Dentro do elenco, o técnico Rogério Ceni conta com Erison como a opção imediata. Entretanto, o centroavante contratado nesta temporada está em recuperação de um problema muscular, e Galoppo surge como alternativa testada recentemente para ocupar o lugar.
Como um 9, Galoppo fez três dos seus sete gols no Paulistão, que colocam o argentino como vice-artilheiro da competição. O camisa 14 não é atacante de origem e passou a treinar mais adiantado antes da chegada de Erison por empréstimo até o fim da temporada.
Ceni ainda tem Luciano como opção também para atuar mais centralizado no ataque e tentar manter o bom aproveitamento do time, que somou 66,7% dos pontos nos jogos sem o argentino, desde 2021.
São Paulo terá que se acostumar com a ausência de Calleri — Foto: Marcos Ribolli
As poucas ausências
No ano passado, Ceni precisou conviver com a ausência de Calleri em jogos pontuais. Como opções, precisou também improvisar, como tem feito com Galoppo em 2023.
Nikão, meia-atacante que hoje defende o Cruzeiro, atuou como 9 no empate por 3 a 3 contra o Internacional, por exemplo. O argentino Nahuel Bustos, que também já deixou o clube, foi outro substituto de Calleri, no jogo contra o Cuiabá.
Eder e o jovem Juan também atuaram como atacantes mais centralizados na ausência de Calleri em 2022. O primeiro deixou o Tricolor após o fim de contrato, enquanto a cria de Cotia segue no elenco.
GE São Paulo: qual a gravidade da lesão de Calleri?
Rogério Ceni vai começar a definir o substituto de Calleri a partir do treinamento desta terça-feira. O tempo de recuperação do centroavante argentino deve ser definido nesta semana, após novas consultas com especialistas.
Ainda não está definido se o camisa 9 passará por uma cirurgia ou se o tratamento será convencional. Até o fim da semana, São Paulo e Calleri devem concluir as avaliações sobre o problema no tornozelo do atacante.
Números sem Calleri
Dois dos três gols de Galoppo como centroavante ocorreram na goleada sobre a Portuguesa, que ajuda a confirmar bons números do São Paulo sem Calleri, nesta segunda passagem pelo clube.
Calleri retornou ao São Paulo em 2021 e ficou ausente somente em 18 partidas desde então. Foram 11 vitórias, três empates e quatro derrotas, com um aproveitamento de 66,7% dos pontos. Os dados têm como fonte o Espião Estatístico.
Nesta temporada, Calleri se ausentou diante de Portuguesa, quando ficou no banco de reservas, Bragantino e Santo André. Neste pequeno corte, o Tricolor venceu a Lusa (4 a 1) e o time do ABC (1 a 0), mas acabou derrotado pelo adversário de Bragança Paulista (2 a 1).
LEIA TAMBÉM:
- Entenda como saída de Rafinha altera planejamento do São Paulo
- Empresário de Alan Franco diz que espera reunião para tratar de renovação com o São Paulo
- Retrospectiva 2024: São Paulo vence a Supercopa, mas encara frustrações na temporada
- Veja quais jovens da base estão no radar da diretoria e da comissão técnica do São Paulo para 2025
- Sem Rafinha e com possível saída de Moreira, São Paulo liga alerta para lateral-direita