Meia tem menos de 30 minutos com a camisa do Tricolor, e Ceni tem explicações para as ausências
GloboEsporte
O meia Marcos Paulo foi um dos reforços mais badalados pelo São Paulo nesta janela de transferências pela passagem pela Europa e também pela juventude dos seus 21 anos. No entanto, o garoto ainda não conseguiu engrenar na equipe neste começo de temporada.
Dos cinco jogos disputados pelo Tricolor no Campeonato Paulista, ele entrou no minutos finais em três deles. Até agora, Marcos Paulo acumula menos de 30 minutos em campo.
Nem mesmo na partida em que a maioria dos reservas tiveram chance ele foi titular. Diante da Portuguesa, no Morumbi, o jogador foi acionado somente aos 36 minutos do segundo tempo.
Há duas explicações para isso: a parte física do atleta, segundo o técnico Rogério Ceni, e a disputa com Luciano.
– Falta a parte física, ele (Marcos Paulo) precisa evoluir. A função de um 10 é armar o jogo, mas também é recompor, acompanhar o volante adversário. Nisso, o Luciano está um pouco a frente, veio bem na parte física. O Nestor também. Ele precisa se aprimorar nesse sentido de jogo, no sentido coletivo. Não é uma crítica, é só uma observação. Assim ele poderá ter mais minutos – afirmou o treinador.
A questão física é algo que Rogério Ceni costuma cobrar muito de seus jogadores. Entre o ano passado e este, o treinador citou alguns nomes como Luan, Gabriel Neves e o próprio Luciano por terem poucos minutos em campo em algumas ocasiões.
Desta maneira, Marcos Paulo deve começar a ter mais chances após esse aprimoramento físico. Mas ele terá também outro obstáculo para superar: Luciano.
Rogério Ceni já deixou claro em entrevistas coletivas que Marcos Paulo briga por posição com Luciano, que tem feito uma função de armador de jogadas e vem crescendo jogo após jogo.
Após abrir o placar na vitória por 4 a 1 sobre a Portuguesa, o camisa 10 também foi quem marcou o único gol da derrota sobre o Corinthians, no último domingo.
– Eu gosto muito do Luciano nessa função – disse Ceni.
Marcos Paulo é um dos oito reforços do Tricolor para 2023. Ele pertence ao Atlético de Madrid e chegou ao São Paulo por empréstimo sem custos até o fim da temporada 2023. O acordo ainda possui condições de compra pré-estipuladas para o clube brasileiro no fim do compromisso.
Além dele, o São Paulo contratou Rafael, Alan Franco, Jhegson Méndez, Wellington Rato, David, Pedrinho e Caio Paulista até o momento. O atacante Erison está próximo de ser anunciado pelo clube.