Famosos são-paulinos que jogaram na Europa

202

O São Paulo foi a fonte escolhida por diversas equipes europeias para investir e encontrar craques. Além de atletas que ainda atuam em times europeus e se destacam durante a Copa do Mundo, a história nos lembra de alguns nomes que começaram a sua carreira no Tricolor Paulista e ganharam destaque na Europa pelas suas qualidades em campo.

Kaká

Apesar de começar a sua carreira no Gama, Kaká ganhou destaque enquanto jogava pelo São Paulo. O meia nascido em Brasília já estava presente na equipe sub-15 do Tricolor Paulista e seguiu na equipe até 2003. Kaká foi contratado pelo Milan por 8,5 milhões de euros em 2003, carimbando o seu passaporte, pela primeira vez, para a Europa.

Após 6 temporadas jogando pelo Milan, Kaká foi comprado pelo Real Madrid por 65 milhões de euros, jogando 6 temporada pelo time espanhol. No entanto, o meia acabou voltando ao Milan para jogar 37 partidas e marcar 9 gols, além de dar 2 assistências. No ano de 2014, o craque foi transferido para o Orlando City, sendo emprestado ao São Paulo onde jogou 24 jogos, marcou 3 gols e teve 4 assistências.

Cafú

Diferentemente de Kaká, Cafú começou a sua carreira no São Paulo em 1989. Em 1997, o lateral direito foi para a Roma e manteve-se no futebol italiano até encerrar a sua carreira no Milan. Quando se fala sobre competições nacionais e continentais, alguns de seus principais títulos foram o Mundial de Clubes, Liga dos Campeões, além de 2 títulos do Campeonato Italiano.

Publicidade

Em se tratando de Copas do Mundo, Cafú também deixou a sua marca. O lateral direito marcou época ao levantar a taça da Copa do Mundo de 2002 e dizer “Regina, eu te amo”. Além do Mundial de 2002, Cafú também esteve presente no título de 1994 e na campanha de 2006.

Raí

Saindo um pouco da Itália, quem se destacou também na Europa, só que no futebol francês, foi Raí. O meia começou a sua carreira no Botafogo-SP. Mas, assim como Kaká, destacou-se de verdade no Tricolor Paulista. Ao longo de 7 temporadas, Raí ganhou destaque no clube brasileiro e seguiu para o Paris Saint-Germain.

Pelo PSG, Raí jogou 4 temporadas marcando 79 gols em 223 jogos. No entanto, em 1998, o craque brasileiro retornou ao São Paulo para mais 3 temporadas, sendo escalado titular em boa parte das partidas que o Tricolor Paulista jogou. Aos 35 anos, o craque deixou as quatro linhas para atuar fora dos gramados, envolvendo-se em diversas equipes ao longo de sua trajetória como membro de diretorias de futebol.

Luís Fabiano

No que diz respeito a Espanha, um dos nomes que vem à mente é o de Luís Fabiano. Polêmico em algumas de suas apresentações, o atacante começou a sua carreira na Ponte Preta, mas ganhou destaque nacional e internacional quando jogou pelo São Paulo. Especificamente na temporada de 2003, Luís Fabiano marcou 46 gols em 56 jogos, além de dar 8 assistências.

Esse ótimo desempenho do craque paulista chamou a atenção do Sevilla, fazendo com que ele fosse transferido para o clube espanhol após uma breve passagem pelo Porto. Luís Fabiano continuou no Sevilla por 6 temporadas, retornando ao São Paulo e encerrando a sua carreira no Vasco.