Com menos de dez anos no profissionalismo, Academia Puerto Cabello lidera campeonato venezuelano, mas não poderá jogar em seu estádio
Quando o sorteio da Copa Sul-Americana terminou, o grupo do São Paulo tinha dois clubes já conhecidos da torcida, o Tigre-ARG e o Tolima-COL, e uma novidade: a Academia Puerto Cabello-VEN. A considerar o desempenho das equipes nos torneios locais, é com os venezuelanos que a torcida tricolor precisa prestar atenção.
Fundado em 2011 para formação de atletas e com equipes profissionais só a partir de 2014, o clube fica na cidade de Puerto Cabello, no caribe venezuelano.
Nunca venceu o campeonato nacional, mas lidera a atual edição com 100% de aproveitamento: são sete vitórias em sete jogos, além da vitória sobre o Caracas em fase preliminar da Sul-Americana. O time marcou 19 gols na temporada, sofreu apenas um.
Chegou à primeira divisão em 2017 e teve sua melhor participação em 2021, quando foi quinto colocado. No mesmo ano, disputou a Sul-Americana pela única vez: fez só dois jogos, perdeu ambos para o Metropolitano-VEN na primeira fase.
A Academia Puerto Cabello manda seus jogos em estádio próprio, apelidado de La Bombonerita, mas não será lá que o time vai receber o São Paulo no dia 23 de maio, pela quarta rodada da fase de grupos.
O local tem capacidade para 7,5 mil pessoas, abaixo do mínimo determinado pelo regulamento, que é de 10 mil espectadores.
Assim, a partida está marcada para a cidade próxima de Valência, a cerca de 50 quilômetros.
Os outros dois adversários do São Paulo fazem papel bem mais modestos em suas competições nacionais.
O Tigre, contra quem o time de Rogério Ceni estreia na semana que vem, é só o 21º colocado (entre 28 equipes) no Campeonato Argentino, com duas vitórias em oito jogos. O Tolima, que ganhou fama por aqui ao eliminar o Corinthians na primeira fase da Libertadores em 2011, é o nono colocado no Apertura colombiano, com três vitórias em nove jogos.
Veja abaixo as datas e quem transmite os jogos do São Paulo na Sul-Americana:
- 6 de abril (quinta-feira), 21h, ESPN/Star +: Tigre-ARG x São Paulo
- 18 de abril, 21h30, Paramount + e SBT: São Paulo x Academia Puerto Cabello-VEN
- 2 de maio, 19h, ESPN/Star +: Tolima-COL x São Paulo
- 23 de maio, 21h30, ESPN/Star + e SBT: Academia Puerto Cabello-VEN x São Paulo
- 8 de junho, 19h, ESPN/Star +: São Paulo x Tolima-COL
- 27 de junho, 21h30, Paramount + e SBT: São Paulo x Tigre-ARG
Globo Esporte