Gazeta Esportiva
Nesse domingo, o São Paulo encara o Botafogo-SP pela última rodada da Fase de Grupos do Campeonato Paulista 2023. A partida vai acontecer às 16h (de Brasília), no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP). Caso vença a partida, o Tricolor chegará a 23 pontos e igualará a campanha na primeira fase do torneio estadual passado.
Em 2022, o time já estava sob comando de Rogério Ceni e se classificou como líder do Grupo B, com sete de vantagem para o segundo colocado, São Bernardo. A equipe chegou à final da competição, eliminando o Bernô e o Corinthians. Na final, venceu a primeira partida por 3 a 1, no Morumbi, mas foi goleado por 4 a 0, na volta, e o título ficou com o Palmeiras.
Com relação a campanha na primeira fase de 2022, o São Paulo tinha um ataque menos poderoso, com 18 gols, contra 20. Na defesa, o time atual também leva vantagem, com um tento sofrido a menos (10 vs 9). É válido ressaltar que a equipe de 2023 tem um jogo para cumprir.
Um dos fatores fundamentais para o São Paulo ter chegado longe no Paulistão 2022 foi atuar com o apoio da torcida, em especial, na semifinal contra o Corinthians. Assim, o Tricolor, além da primeira posição no Grupo, busca se manter na terceira colocação geral. Para isso, basta uma vitória simples. Em caso de empate ou derrota, depende dos resultados de Água Santa (20 pontos), Corinthians (19 pontos) e RB Bragantino (17 pontos).