ESPN
Atuando como mandante no Allianz Parque, o São Paulo viveu uma ‘noite das bruxas’ na casa de seu rival nesta segunda-feira e foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista pelo Água Santa nos pênaltis.
Dessa forma, o Tricolor é o mais recente clube grande a correr o risco de ficar de fora da Copa do Brasil de 2024. Isso porque, com o novo regulamento da CBF de distribuição de vagas para a competição, que é por cada federação e não mais pelo ranking de clubes, apenas os cinco melhores colocados no Paulistão, além do campeão da Copa Paulista (disputada costumeiramente por times menores), se garantem automaticamente no torneio. E o São Paulo ficará, pela campanha geral, em sexto.
Para ir à Copa do Brasil de 2024, o São Paulo precisa ou vencer a edição deste ano ou se classificar para a CONMEBOL Libertadores via Campeonato Brasileiro.
Caso o Palmeiras e Red Bull Bragantino se classifiquem para a Libertadores de 2024 pelo Brasileirão – o que já os colocariam automaticamente na Copa do Brasil do ano que vem – ou vençam a competição de mata-mata do futebol nacional neste ano, aí abririam mais vagas no Paulistão, e o São Paulo seria logo o “primeiro da fila”.
De quebra, o São Paulo ainda acabou prejudicando indiretamente o Corinthians, seu grande rival, em busca do mesmo objetivo.
Isso porque o Corinthians ficou com a sétima melhor campanha no geral no Paulistão.
No entanto, mesmo terminando na sétima posição do Estadual, o Corinthians ainda tem duas possibilidades de classificação também: vencer a atual edição da Copa do Brasil ou se classificar para a CONMEBOL Libertadores de 2024 via Brasileirão.
Caso um dos seis melhores colocados do Paulistão (Palmeiras, Red Bull ou São Paulo) se classifique para a Libertadores e, por consequência, garanta vaga na Copa do Brasil, o Timão herdaria a vaga do Estadual.
Prejuízo milionário
A possibilidade de ficar de fora da Copa do Brasil de 2024 pode afetar os cofres dos dois clubes.
A edição atual do torneio, por exemplo, ao logo de toda sua disputa, distribui R$ 420 milhões. O grande campeão embolsa R$ 70 milhões só ao ganhar o título.
Próximos jogos do São Paulo:
Botafogo (F) – 15/04 – Campeonato Brasileiro
América-MG (C) – 22/04 – Campeonato Brasileiro
Coritiba (F) – 29/04 – Campeonato Brasileiro