Gazeta Esportiva
Se por um lado o São Paulo ostenta ótimos números ofensivos no Campeonato Paulista de 2023, o sistema defensivo tem deixado a desejar. Segunda pior defesa da competição entre os clubes grandes, a equipe passou por apenas quatro partidas sem sofrer gols e ainda não encontrou titulares absolutos para as posições.
O primeiro dado preocupante é a quantidade de defesas realizadas pelo goleiro Rafael: 90. Destas, somente cinco foram consideradas difíceis, de acordo com índice do Footstats. É o time que mais obrigou seu arqueiro a trabalhar ao longo deste Paulistão.
Ao todo, os homens de trás do São Paulo viram os adversários balançarem as redes nove vezes em 11 compromissos. Uma média de quase um tento sofrido a cada partida – 0,8 gols por jogo.
Cabe ressaltar que o técnico Rogério Ceni contou com alguns percalços durante este caminho. O treinador perdeu o venezuelano Ferraresi por lesão logo na terceira rodada do Estadual. Pouco depois, o titular Arboleda também precisou ficar de fora.
Assim, o comandante tem apostado no reforço Alan Franco e no jovem Lucas Beraldo, de 19 anos, para suprir as ausências. Desde que tornou-se titular (há seis jogos), a dupla levou cinco gols.
No último deles, o confronto contra o São Bernardo, o Tricolor viu o rival do ABC abrir o placar com menos de três minutos no relógio. O time não conseguiu reagir, em pleno Morumbi lotado, o que minou qualquer chance da equipe de brigar pelo topo da classificação geral do Paulista.
O São Paulo, agora, precisará se reequilibrar defensivamente se quiser, ao menos, ficar com a liderança de sua chave, o grupo B. A equipe de Rogério Ceni entra em campo nesta domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o Botafogo-SP em Ribeirão Preto, pela última rodada da competição.
Recorde os quatro jogos em que o São Paulo passou zerado no Paulistão:
São Paulo 0 x 0 Ituano
Palmeiras 0 x 0 São Paulo
Santo André 0 x 1 São Paulo
São Bento 0 x 3 São Paulo