Dorival desabafa contra demissão de técnicos no Brasil e dispara: ‘Klopp demorou 4 anos para ganhar título de expressão no Liverpool’

115

Nesta sexta-feira (21), o São Paulo apresentou o técnico Dorival Júnior, que foi anunciado na última quinta-feira (20) como novo comandante da equipe.

Em sua 1ª entrevista, o comandante, que chega para substituir o demitido Rogério Ceni, desabafou sobre a demissão em massa de treinadores no futebol brasileiro e pediu para que seja dado mais tempo de trabalho aos profissionais.

Para ilustrar seu ponto, ele citou o emblemático caso de Jürgen Klopp no Liverpool.

O alemão foi contratado em 2015 pelos Reds, mas só foi ganhar grandes títulos a partir de 2019 – apesar de ter chegado às finais da Copa da Liga Inglesa e da Europa League meses depois de ser apresentado em Anfield, sendo vice dos dois torneios.

Publicidade

“Eu sempre cito um exemplo muito claro na minha cabeça: o Klopp demorou quatro anos para ganhar um título de expressão à frente de uma grande equipe mundial. No Brasil, para o treinador passar do 4º mês de vida tem que ter alcançado já alguns resultados”, disparou.

“Lá fora, você conta com a paciência de quem o contrata, pois já sabem e percebem aquilo que você desenvolveu até aquele momento da sua carreira. Acredito na continuidade, no trabalho e que o treinador possa desenvolver a montagem e o processo para que depois você alcance resultados”, seguiu.

Dorival Jr. durante entrevista coletiva do São Paulo, em 18 de agosto de 2017 Djalma Vassão/Gazeta Press

“Lá fora, de repente apenas um treinador faz com que todo esse processo seja preenchido. No Brasil, às vezes o mesmo clube monta, corrige e alcança algo, mas nesse processo passam dois, três, quatro profissionais. Quem está certo? A história está nos mostrando”, argumentou.

“Nós temos caminhado sempre um passo atrás no futebol brasileiro, enquanto o futebol lá fora tem crescido a passos largos. Está na hora da gente tentar mudar tudo isso”, pediu.

“(As demissões em massa) Foram um processo estimulado ao longo dos últimos anos e que foi altamente prejudicial ao futebol brasileiro. Temos que ter um pouco de calma e paciência, que sei que é algo que não temos no nosso país”, lamentou.

A estreia de Dorival pelo Tricolor será já neste sábado (22), às 18h30 (de Brasília), contra o América-MG, pelo Campeonato Brasileiro.

ESPN