Uruguaio se destacou na vitória contra o Ituano, que deu a classificação ao Tricolor para as oitavas de final da Copa do Brasil
A noite de terça-feira serviu para Gabriel Neves apresentar as credenciais para Dorival Júnior. Titular do São Paulo pela terceira vez na temporada 2023, na qual perdeu espaço na reta final do trabalho de Rogério Ceni, o uruguaio saiu elogiado do confronto diante do Ituano e como um dos destaques da classificação para as oitavas da Copa do Brasil.
Gabriel Neves atuou por pouco mais de 60 minutos e participou das principais jogadas do São Paulo antes do gol anotado por Wellington Rato, que assegurou a vitória por 1 a 0 e a classificação. Na primeira etapa, dois passes deixaram Rodrigo Nestor em ótimas condições para finalizar, por exemplo.
Os passes, aliás, se apresentaram como a grande colaboração de Neves durante a partida em Itu. O uruguaio teve o aproveitamento de 91% e terminou como o segundo jogador do time com mais passes corretos (63), apenas atrás de Beraldo (66), que jogou os 90 minutos.
Gabriel deixou a partida por questões físicas, mas foi um dos mais elogiados pela comissão técnica. O próprio Dorival Júnior nominalmente citou o uruguaio depois da classificação.
– Gabriel tem um nível de acerto de passe interessante. Toda bola que sai dos pés dele sai buscando uma jogada mais à frente. Ele pelo menos nessas partidas, dificilmente joga para trás ou lateralmente. Ele sentiu na virada do tempo, fizemos a mudança rapidamente – comentou Dorival Júnior.
– Fiquei muito satisfeito de um modo geral desse meio, da forma como foi trabalhando com envolvimento, troca de passes. Nos momentos que preparávamos uma jogada, tínhamos uma opção porque tinha alguém atrás para dar o apoio natural. Foi um fato importante e muito em relação à atuação do Gabriel – acrescentou.
Os elogios do novo comandante contrastam com o cenário encarado por Gabriel Neves nesta temporada. Em 2023, o volante atuou em apenas cinco partidas.
Sob o comando de Ceni, o uruguaio começou a temporada preterido pelo excesso de estrangeiros do São Paulo.
A mudança na regra, que aumentou de cinco para sete o limite por partida, ajudou Gabriel Neves neste início de Brasileirão. Sem Galoppo e Ferraresi, machucados, Dorival tem justamente sete atletas estrangeiros à disposição.
Gabriel atuou nas duas partidas do São Paulo na competição e se credencia a ser titular novamente no sábado, às 16h30 (de Brasília), contra o Coritiba, no Couto Pereira.
Globo Esporte