Conta que tinha o nome do clube ficou com logo da empresa de Musk; plataforma diz que está ciente do problema e trabalha para ajudar o Tricolor, que soltou nota oficial
O São Paulo foi surpreendido, na tarde desta quarta-feira, com uma invasão em sua conta oficial no YouTube. O perfil com mais de 1,7 milhão de seguidores passou a se chamar “Tesla US”, nome da empresa automotiva e de armazenamento de energia do bilionário Elon Musk.
Logo após a conta ser invadida, uma transmissão “ao vivo” com o empresário foi iniciada. Mais de 6 mil pessoas assistiam simultaneamente em determinado momento. Os vídeos publicados pelo São Paulo no canal saíram da tela inicial e só podem ser reproduzidos através da aba “playlist” (veja na imagem abaixo).
O São Paulo confirmou a invasão de seu canal e acionou o YouTube para recuperar a conta e pedir esclarecimentos.
Veja a nota oficial do Tricolor:
“Torcida tricolor, o São Paulo FC foi vítima de um ataque no canal do YouTube e está em contato com os responsáveis pela plataforma. A previsão dada pelo YouTube para a recuperação da conta é de 24 horas. Os conteúdos veiculados no momento não são de autoria do clube e recomendamos não acessar o canal até que a conta seja restabelecida. Informaremos assim que o caso for solucionado”.
Até mesmo a “@”, que antes era “@saopaulofc” foi modificada para “@Tesla_US”, o que causou estranheza e preocupação no clube. Há o receio de que materiais importantes sejam violados.
Em contato com a reportagem do ge, o YouTube mandou um posicionamento oficial:
“O YouTube está ciente do caso e já está trabalhando com os responsáveis pelo canal do São Paulo Futebol Clube. Para manter seus canais seguros, orientamos os criadores de conteúdo da plataforma a seguir nossas recomendações de segurança, como ativar a verificação em duas etapas, definir e verificar as permissões do canal e criar uma senha forte e a mantê-la em segurança”.
Globo Esporte