Treinador acredita que sono e alimentação são fundamentais para a recuperação dos jogadores e “investe” em retorno mais calmo para São Paulo; equipe treinou no Recife nesta quinta
A rotina do São Paulo mudou depois que Dorival Júnior assumiu o comando da equipe, há pouco menos de um mês. O técnico tem realizado treinos nas cidades em que o time joga no dia seguinte às partidas.
Nesta quinta-feira, por exemplo, a equipe fez atividades no Recife, depois da vitória por 2 a 0 sobre o Sport, na última quarta. Foi assim na semana passada, quando empatou com o Fortaleza na quinta e treinou na capital cearense na sexta.
Rogério Ceni fez um cronograma diferente durante toda a sua passagem pelo clube. Com o ex-técnico, a equipe costumava retornar para São Paulo poucas horas depois dos jogos. Eram comuns os voos na madrugada feitos pela delegação são-paulina.
Dorival Júnior acredita que a maneira que ele propõe é mais adequada para a recuperação por meio do sono e da alimentação.
Após o término de uma partida, os jogadores se alimentam adequadamente, sem pressa, e depois podem dormir até mais tarde. Geralmente, os atletas que aturam por mais tempo ficam no hotel para um descanso maior. Os demais jogadores iniciam o treino antes.
Logo na primeira semana de trabalho, Dorival chamou a atenção com uma escolha nas viagens entre Curitiba e Colômbia. O São Paulo enfrentou o Coritiba no sábado (dia 29 de abril), treinou no domingo na capital paranaense e depois já viajou para a Colômbia, onde enfrentaria o Tolima.
No dia 1º de maio, então, treinou no Centro de Treinamento da Seleção Colombiana, em Bogotá, e seguiu para Ibagué, cidade do jogo, na parte da tarde daquele mesmo dia.
Por enquanto, o método para diminuir os efeitos do desgaste de maratonas de jogos tem dado certo. O São Paulo ainda não perdeu com Dorival em oito partidas – são quatro vitórias e quatro empates -, sendo que seis partidas foram longe do Morumbi.
Globo Esporte