No Resenha, Renan lembra loucura por bicho na final da Libertadores, diz que ‘ficou cego’ e deu bronca em Josué: ‘Está me devendo’

215

Campeão da CONMEBOL Libertadores pelo São Paulo em 2005, Renan é o convidado do Resenha ESPN, programa que vai ao ar nesta sexta-feira (19), às 22h (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+. Dentre as muitas histórias que rechearam os bastidores daquele título, há uma que tira o ex-volante do sério até hoje.

No segundo jogo da decisão contra o Athletico-PR, vencido pelo Tricolor por 4 a 0, Juvenal Juvêncio, diretor de futebol à época, prometeu um “bicho” de R$ 500 mil a mais do que havia sido combinado. No entanto, só recebia a premiação os atletas que entrassem em campo naquela decisão.

No intervalo, após o anúncio do dirigente, Renan se dirigiu até Josué e pediu para que o titular, que estava com o tornozelo machucado, cedesse a vaga durante a etapa final. Nada feito: Júnior, Luizão e Amoroso saíram para as entradas de Fábio Santos, Souza e Diego Tardelli, o que deixou o ex-volante furioso.

“Na final da Libertadores, no segundo jogo, fizemos 1 a 0 no primeiro tempo. E no final teve pênalti. Estamos no túnel para subir, a gente só ouve o Juvenal: ‘Mais 500 mil!’ Já falei pro Josué: ‘Josué, daqui a pouco, você pede pra sair. Porque eu preciso ganhar esse bicho, parceiro’. ‘Não, pode ficar tranquilo’. Quem pediu pra sair? Amoroso, Luizão e o Júnior. A gente aquecendo atrás do gol, e eu gritando: ‘Josué!’ Detalhe, ele estava com o tornozelo machucado. Então só jogava jogos da Libertadores”, lembrou Renan, antes de revelar a cobrança dada no ex-companheiro logo após o apito final.

Publicidade
Renan e Josué em foto do elenco do São Paulo antes de partida da CONMEBOL Libertadores 2005 MILTON MARQUES FLORES/Gazeta Press

“Pô, faltando 10 minutos, ele vai pedir pra sair pro índio entrar e ganhar aquela bolada. Saiu Amoroso e Luizão. Aí tinha mais uma. Eu vendo aquela pacoteira de dinheiro. ‘Josué, é agora. Acabou, já é campeão’. Daqui a pouco, Júnior pede pra sair. Eu fiquei cego. O juiz apitou, fui em direção ao Josué. ‘É campeão, mas você está me devendo 40. Pede pra sair, olha o tamanho do seu tornozelo.’ Aí ele: ‘Oh, papai, não tem como pedir pra sair na final’.”

Revelado nas categorias de base do São Paulo, Renan tem 79 jogos e um gol marcado pelo clube do Morumbi. Além do Tricolor, passou por clubes como Atlético-MG, Vitória, Cruzeiro, Athletico-PR, Juventude, Guarani e Portuguesa.

ESPN