Apresentado há duas semanas, jogador terá “pré-temporada” durante a folga de jogos no calendário e corre para entrar em campo já no retorno do Brasileirão
A partir desta segunda-feira, um dia depois da derrota no clássico para o Palmeiras, o São Paulo terá uma janela de 10 dias sem partidas em virtude da Data Fifa de junho para compromissos de seleções. O período sem jogos será aliado do clube para deixar Alexandre Pato pronto para a reestreia.
Há a expectativa de que Pato possa estar à disposição logo nos primeiros duelos do Brasileirão após o período de jogos internacionais. A volta está marcada para o dia 21, quando o São Paulo receberá o Athletico-PR, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.
A comissão técnica do São Paulo trata o retorno de Pato com cautela, especialmente nas declarações públicas. O técnico Dorival Júnior recentemente se esquivou de pergunta sobre como deve utilizar o jogador na equipe.
– Temos que dar tempo ao tempo para o Alexandre. Não vamos criar expectativa. Temos que ter tranquilidade em relação a ele. Não é momento de começar a pensar. Primeiro estamos vendo uma evolução na condição, é muito mais contato com bola, dia a dia – disse Dorival na semana passada.
– Isso que estamos aguardando para poder começar a definir uma possibilidade para encontrarmos uma situação. Tem altíssimo nível, mas tudo vai acontecer no seu tempo e na hora certa. Não podemos nos precipitar – acrescentou.
Pato tem trabalhado com bola ao lado dos companheiros no dia a dia de treinos no CT da Barra Funda. Aos poucos é inserido em um ritmo mais competitivo, situação que crescerá nesses próximos dias diante da raríssima folga no calendário.
Nos bastidores, Pato é enxergado pela comissão técnica como uma alternativa para atuar como “segundo atacante”, logo atrás da referência ofensiva. A forma de utilização, entretanto, poderá variar dependendo das circunstâncias das partidas.
Há a expectativa de que Pato possa reforçar a equipe a partir do duelo contra o Athletico, embora o clube não estipule uma data para o retorno do atacante, que vai para a terceira passagem pelo Tricolor.
Com a camisa do São Paulo, Alexandre Pato atuou em 136 partidas e anotou 47 gols. Dentro do atual elenco, somente Calleri, com 55, e Luciano, com 58, possuem mais bolas nas redes adversárias pelo clube.
Globo Esporte