Derrota no clássico impediu marca histórica do São Paulo no Morumbi pelo Brasileiro

255

A derrota para o Palmeiras no clássico do último domingo impediu que o São Paulo atingisse uma marca histórica no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro. Caso saísse vitorioso do Choque-Rei, o Tricolor venceria os cinco primeiros compromissos em casa no nacional pela segunda vez no século XXI.

A última vez que o time paulista conseguiu o feito foi em 2006, ano em que sagrou-se campeão e iniciou a trajetória histórica do tricampeonato seguido do Brasileirão.

Na ocasião, o time à época treinado por Muricy Ramalho triunfou sobre Flamengo (1 a 0, pela primeira rodada), Santa Cruz (4 a 0, pela terceira rodada), São Caetano (1 a 0, pela sexta rodada), Palmeiras (4 a 1, pela sétima rodada), Fluminense (1 a 0, pela nona rodada), Grêmio (2 a 1, pela 11ª rodada) e Figueirense (2 a 1, pela 12ª rodada).

Assim, o São Paulo alcançou um total de sete vitórias consecutivas atuando no Morumbi pelo Brasileirão, tendo sequência encerrada na 14ª rodada, quando foi goleado pelo Santos, por 4 a 0.

Publicidade

Em 2023, o Tricolor, já sob o comando de Dorival Júnior, passou por América-MG (3 a 0, pela segunda rodada), Internacional (2 a 0, pela quarta rodada), Vasco (4 a 2, pela sétima rodada) e Goiás (2 a 1, pela oitava rodada) – todos no Estádio Cícero Pompeu de Toledo -, até ser derrotado pelo rival alviverde nesse domingo.

Além disso, esta foi o segundo revés seguido da equipe no Brasileirão – perdeu para o Grêmio, em Porto Alegre, no último dia 4. No campeonato de 2022, isso aconteceu quatro vezes, sendo a última delas já nos compromissos finais – perdeu para Fluminense e Internacional nas 36ª e 37ª rodadas, respectivamente.

Em contra partida, tal marca negativa não pintou na campanha campeã de 2006, em que o plantel são-paulino obteve apenas quatro derrotas em todas as 38 rodadas.

Por fim, de folga até quarta-feira, o elenco tricolor retorna para sequência de uma semana de treinamentos em decorrência da paralisação da Data Fifa. O São Paulo, então, volta aos gramados no dia 21 de junho, uma quarta-feira, às 19 horas (de Brasília), contra o Athletico-PR, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbi, a fim de quebrar a sequência sem triunfos no nacional.

Gazeta Esportiva