“Foi no Brasil, em 2014, que eu fui definitivamente apresentado para o mundo”, disse o reforço do São Paulo, que levou a Colômbia até as quartas de final com gols em todos os jogos
A Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, foi inesquecível para James Rodríguez. O colombiano, anunciado neste sábado como reforço do São Paulo, brilhou no torneio ao comandar a Colômbia até as quartas de final, fase em que a seleção de seu país foi eliminada pelo Brasil.
Perto de completar 23 anos à época, James foi um dos grandes nomes daquele Mundial. Além de ter sido o craque da Colômbia, o meia terminou como artilheiro da competição, teve um dos seus gols eleito o mais bonito do torneio e esteve ao lado de outras estrelas na seleção da Copa feita pela Fifa.
– O futebol já me levou para muitos lugares, mas tem um lugar que deixou uma marca diferente no coração. Foi no Brasil, em 2014, que eu fui definitivamente apresentado para o mundo. Durante a Copa, com a minha Seleção, vivi uma das melhores sensações que um jogador pode viver. Foi como um sonho, uma magia – recordou o jogador, em vídeo divulgado pelo clube.
– Passei por diferentes continentes e joguei ao lado de craques históricos, grandes equipes do planeta, incluindo o clube mais vencedor do futebol europeu. Mas não poderia deixar de experimentar a sensação de vestir a camisa mais pesada desse lugar mágico. A camisa do clube brasileiro com mais conquistas internacionais. Coisas incríveis acontecem aqui, no Brasil. Forças incríveis acontecem aqui, no São Paulo. Estou pronto para viver. Sou James Rodríguez, sou Tricolor.
A artilharia
James Rodríguez marcou seis gols na Copa do Mundo de 2014. Quem chegou mais perto dele foi Thomas Müller, da campeã Alemanha, com cinco. Neymar, principal jogador do Brasil naquela Copa, e Messi, ídolo da Argentina, marcaram quatro vezes cada no Mundial.
Em todos os jogos da Colômbia naquela Copa, inclusive, teve gol de James Rodríguez. Em um deles, na vitória sobre o Uruguai, nas oitavas de final, ele marcou duas vezes. Veja abaixo a lista:
Os golaços
Dentre os seis gols marcados por James Rodríguez na Copa de 2014, dois chamaram a atenção: um na goleada sobre o Japão, na última rodada da fase de grupos, e um na vitória sobre o Uruguai, nas oitavas de final, no Maracanã.Esse último, por sinal, foi eleito o mais bonito do mundial e ganhou também o Prêmio Puskás ao final daquela temporada. Veja abaixo esses dois golaços marcados pelo colombiano:
A Seleção da Copa
O ótimo desempenho de James Rodríguez na Copa do Mundo no Brasil o levou também a figurar na seleção do mundial, eleita pela Fifa, organizadora do evento.
A equipe ficou assim: Neuer (Alemanha); De Vrij (Holanda), Hummels (Alemanha), Thiago Silva (Brasil) e Rojo (Argentina); Lahm (Alemanha), Oscar (Brasil), Kroos (Alemanha) e James Rodríguez (Colômbia); Robben (Holanda) e Müller (Alemanha).
Da Copa do Mundo para o Real Madrid
O desempenho de James Rodríguez na Copa do Mundo mudou o meia de patamar na Europa. Tanto que ele foi negociado pelo francês Monaco com o espanhol Real Madrid ainda em 2014.
A negociação de 80 milhões de euros agitou o mercado da bola. Vestindo a camisa 10, o colombiano viveu na Espanha um dos grandes momentos da carreira.
Foram 111 partidas, com 36 gols e 37 assistências, além do bicampeonato da Liga dos Campeões, do Mundial de Clubes e do Campeonato Espanhol.
Globo Esporte