Calleri brilha, Pato faz 1° na volta, São Paulo goleia Santos e entra no G-4 do Brasileirão

59
Calleri, do São Paulo, comemora gol contra o Santos pelo BrasileirãoImagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O São Paulo segue embalado na temporada após a classificação à semifinal da Copa do Brasil. Neste domingo (16), no Morumbi, o Tricolor recebeu o Santos, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, e goleou o clássico San-São por 4 a 1.

Com a vitória, o Tricolor chegou ao terceiro jogo seguido sem derrota no Brasileirão, sendo o terceiro triunfo consecutivo com mandante. Já o Peixe, voltou a ser superado após a vitória em casa sobre o Goiás, na rodada passada.

Além disso, o São Paulo foi a 25 pontos e entrou no G-4, passando o Fluminense na tabela, já que tem maior saldo de gols em relação ao Tricolor carioca (8 a 7).

O São Paulo inaugurou o placar logo aos 22 minutos do primeiro tempo. E de pênalti. Joaquim fez falta em cima de Jonathan Calleri dentro da área, e o árbitro assinalou a infração. O camisa 9 tricolor assumiu a responsabilidade da cobrança e, apesar de o goleiro João Paulo ter acertado o canto, bateu à meia altura e mandou para o fundo das redes para fazer 1 a 0.

Publicidade

Na comemoração do gol, Calleri prestou uma bela homenagem ao lateral-direito Nathan, cria da base de Cotia, que perdeu a mãe durante a semana. O argentino pegou a camisa 45, usada pelo defensor, e a levantou para o alto, em direção às arquibancadas.

Por muito pouco o São Paulo não ampliou logo na sequência. E em lance que terminaria em golaço. Aos 26, Michel Araújo viu João Paulo e arriscou de (muito) longe. A bola, porém, bateu no travessão e saiu, para o azar do uruguaio, que faria um gol antológico no Morumbi.

Apesar do quase com Araújo, o Tricolor conseguiu chegar ao segundo gol antes do intervalo. Nos acréscimos, Alisson cruzou com precisão na cabeça de Calleri, que fez 2 a 0. O lance ainda foi revisado pelo VAR por conta de um possível impedimento do camisa 9, mas a posição do atacante foi legal.

Com os dois gols, Calleri se tornou o artilheiro isolado do São Paulo na temporada, com 9 gols marcados em 29 jogos, sendo 6 em 12 partidas pelo Brasileirão.

O Santos, por sua vez, só conseguiu assustar com Mendoza, que recebeu após boa jogada de Lucas Braga, e finalizou da entrada da área para o gol, parando em defesa de Rafael.

No início do segundo tempo, o clássico ficou mais equilibrado, com o Santos tentando diminuir a desvantagem no placar. Porém, logo o São Paulo acordou e fez o 3 a 0.

Aos 34 minutos, Rodrigo Nestor cruzou na medida para David, que entrou na segunda etapa, e mandou para o fundo das redes dentro da área. Na sequência, Erison, que entrou na vaga de Calleri, quase fez o quarto e acertou o travessão.

Mas coube ao camisa 12, Alexandre Pato, transformar a vitória no clássico em goleada. Aos 43 minutos, o atacante tabelou com David e mandou na saída de João Paulo. Este foi o primeiro gol de Pato desde que voltou ao São Paulo.

Nos acréscimos, o Santos ainda descontou com Marcos Leonardo, de pênalti, após a arbitragem consultar o VAR e marcar um pisão de Michel Araújo em Deivid Washington dentro da área.

Recorde de público no Morumbi!

Além da goleada, a torcida são-paulina também deu um show à parte nas arquibancadas. Isso porque o São Paulo quebrou o recorde de público no Morumbi no ano com 58.127 torcedores e renda de R$ 3.304.056,00.

Antes, o maior público na casa tricolor no ano tinha sido na vitória por 4 a 2 sobre o Vasco, pela 7ª rodada do Brasileirão, com 57.399 torcedores presentes.

Classificação no Brasileirão

  • São Paulo: 4° colocado, com 25 pontos
  • Santos: 14° colocado, com 16 pontos

ESPN