Dorival Júnior quer solução ‘caseira’ no São Paulo antes de buscar no mercado

1971

Treinador tratou a base do Tricolor como ‘decisiva’

Dorival tem utilizado diversas peças de Cotia (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

A base são-paulina tem sido uma peça-chave sob o comando de Dorival Júnior. Contra o Fluminense, por exemplo, as Crias de Cotia foram o ‘quebra-galho’ do treinador com os desfalques importantes no elenco. Patryck no lugar de Caio, Juan no lugar de Calleri, Rodriguinho titular também… E a presença dos jovens da equipe tem sido cada vez mais comum. Contra o Tigre, por exemplo, Negrucci disputou seu primeiro jogo pelo profissional. Pedro Vilhena é constantemente relacionado também, além dos goleiros Young e Leandro.

Durante a coletiva de imprensa, após a vitória contra a equipe carioca, Dorival Júnior afirmou que pretende aproveitar cada vez mais os garotos de Cotia. Na partida deste sábado (1), o Tricolor tinha, entre os relacionados, praticamente um time todo oriundo da base. Para o treinador, ‘ela tem sido decisiva’.

– A base tem sido decisiva. A base tem contribuído demais. Ela tem nos dado jogadores que já chegam extremamente… ou quase prontos para um novo momento. Prova disso é que hoje [neste sábado] nós tínhamos doze ou catorze jogadores entre banco e titulares que são oriundos da base. Esse é um número que chama a atenção de todos nós – explicou.

Este assunto começou quando Dorival Júnior foi comentar sobre as especulações no mercado. Com a proximidade da abertura da janela, algumas movimentações já começaram. Sem cravar nomes, o treinador esquivou do assunto, mas destacou: até onde conseguir utilizar os garotos de Cotia, vai usá-los. De acordo com a sua resposta, a intenção é primeira buscar ‘em casa’ antes de ir ao mercado. A ideia é valorizar os jovens da base tricolor.

Publicidade

– Com relação ao mercado, eu prefiro não falar nada. Eu fico aqui na expectativa de trabalhar com aqueles que aqui estão… valorizá-los, tentar tirar o máximo… caso nós tenhamos futuramente um ou outro jogador que chegue, ótimo. Não acontecendo, eu vou tentar buscar as opções aqui – explicou.

A cada ano que passa, as escalações do São Paulo tem sido cada vez mais ocupadas por atletas revelados na base – e muitos deles, inclusive, se consolidam entre os titulares. Pablo Maia, por exemplo, subiu ano passado e é um dos destaques da equipe. Beraldo, agora machucado, assumiu a titularidade na defesa ao lado de Arboleda nesta temporada. E até mesmo alguns nomes que ainda não estão sendo relacionados, estão participando de alguns treinos na Barra Funda, com os mais velhos – como Ythallo e Matheus Belém.

LANCE