Corinthians e São Paulo iniciam nesta terça (25), em Itaquera, a briga por uma vaga na final da Copa do Brasil. O duelo acontece na única competição em que os rivais superaram as metas previstas em seus orçamentos até aqui em 2023.
Ao projetar as receitas que receberia neste ano com cotas de TV atreladas aos desempenhos nas competições, o Corinthians contou com a chegada às oitavas de final da Copa do Brasil. Já a projeção são-paulina foi de alcançar as quartas de final.
Por outro lado, as duas equipes não atingiram as metas registradas em suas peças orçamentárias no Campeonato Paulista. Porém, neste momento, o Tricolor está mais perto de igualar ou superar outros objetivos do que o Alvinegro.
No Paulistão, o Timão projetou ser semifinalista, enquanto os são-paulinos esperavam fazer a final. Ambos não passaram das quartas de final.
O Corinthians também caiu antes de alcançar a meta prevista na Libertadores. Seria preciso disputar as oitavas de final, mas a eliminação ocorreu na fase de grupos. Ou seja, mesmo com um orçamento conservador, o desempenho do time ficou longe do esperado.
Sem conquistar vaga para a Libertadores deste ano, o São Paulo fez suas contas baseado na classificação para a final da Copa Sul-Americana, competição da qual foi vice-campeão em 2022.. O clube do Morumbi está nas oitavas de final do torneio, assim ainda pode alcançar a meta.
No Brasileirão, o Corinthians permamece distante de atingir a projeção feita por sua doretoria, enquanto o São Paulo se mantém na rota programada.
Para cumprir o objetivo mínimo estipulado em seu orçamento, o Alvinegro precisa terminar o Brasileirão ao menos na sétima posição. O time de Vanederlei Luxemburgo é hoje apenas o 15° colocado.
O São Paulo projetou, no mínimo, a sexta posição, justamente a colocação que a equipe treinada por Dorival Júnior ocupa neste momento.
Ricardo Perrone – UOL