Colombiano também foi avaliado por pessoas do Verdão como caro; na época, o atleta tinha 19 anos e atuava pelo Banfield, da Argentina
A história de James Rodríguez no futebol paulista poderia ter sido iniciada há muito tempo e em outro clube. Hoje bem perto de assinar com o São Paulo, o colombiano foi avaliado pelo Palmeiras em 2009.
Na época, o meia era um jovem promissor que começava a ter destaque pelo Banfield, da Argentina, depois de iniciar a carreira no Envigado, da Colômbia. O Verdão, porém, avaliou o atleta, então com 18 anos, como “bolinha”, uma referência pejorativa para defini-lo como acima de seu peso ideal.
– Vi apenas um jogo do Banfield, e ele foi trocado no intervalo. Tinha 17, 18 anos e era uma bolinha – afirmou Jorginho, em entrevista ao site da Espn, em 2014.
Jorginho trabalhava na época como auxiliar técnico do Palmeiras. O objetivo do Verdão naquele momento era buscar jovens com potencial para formar o time que disputaria a Copa São Paulo. Mas a diretoria palmeirense esbarrou também nos valores, já que James Rodríguez era avaliado em US$ 5 milhões.
Anos mais tarde, em 2019, o Jorginho voltou a falar sobre o assunto, em entrevista ao Esporte Espetacular, e negou que tenha vetado a contratação do colombiano.
– Um observador que era da categoria de base do Palmeiras me ligou para ver um jogo do Banfield, que tinha um garoto colombiano que estava se destacando. Infelizmente ele não foi bem naquele jogo e foi substituído – disse Jorginho.
– As pessoas que me conhecem sabem que sou honesto o suficiente para assumir todos os meus erros. Eu nunca fiz isso (vetar a contratação de James Rodríguez), até porque eu não tinha poder de vetar e contratar ninguém no Palmeiras.
O erro de avaliação do rival do São Paulo ficou evidente logo na temporada seguinte, quando James Rodríguez foi negociado com o Porto, de Portugal, e iniciou sua trajetória na Europa. Ele também atuou com destaque por Mônaco (França), Real Madrid (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha) e Everton (Inglaterra).
Durante a Copa do Mundo de 2018, James Rodríguez chegou a posar com uma camisa do Palmeiras personalizada com o seu nome, mas foi um presente de Miguel Borja para o companheiro de seleção durante a disputa do torneio, na Rússia.
Nos últimos anos, James Rodríguez atuou pelo Al-Rayyan, do Catar, e pelo Olympiacos, da Grécia. Ele está livre no mercado desde abril e agora bem perto de acertar com o São Paulo.
Globo Esporte