Raí voltou da França para reverter vantagem do rival e ajudar Tricolor em título paulista daquele ano
A história se repete. A frase do filósofo Karl Marx, mais conhecido pela criação do conceito de comunismo, nunca fez tanto sentido para a torcida do São Paulo. Com a expectativa eminente do anúncio oficial da contratação do meia James Rodríguez, de 32 anos, que tem encaminhado um contrato de dois anos com o time do Morumbi, a expectativa é que ele seja regularizado a tempo de estrear no duelo de volta da semifinal da Copa do Brasil ante o rival Corinthians, dia 16 de agosto, no Morumbi.
E os tricolores já apostam na mística de 1998, quando um meia acertou seu retorno ao São Paulo e estreou justamente no segundo jogo de uma final de Campeonato Paulista, em que o clube precisava reverter a vantagem do mesmo rival, que venceu o primeiro duelo. O nome desse jogador? Raí, um dos maiores ídolos do Morumbi.
Em 10 de maio daquele ano, o ex-meia desembarcou no Brasil e foi direto do aeroporto para a concentração do São Paulo. Era o retorno dele ao clube pelo qual havia sido campeão de tudo no início da década de 1990, após cinco anos defendendo o PSG, da França.
O cenário não lá muito animador. Raí encontrou o Tricolor vindo de uma derrota (vejam só) de 2 a 1. Uma brecha no regulamento daquele Estadual permitiu contudo que ele fosse inscrito. E assim o ‘Terror do Morumbi’ retornou da França já sabendo que seria titular em um time com quem nunca atuado junto.
Nada, contudo que dificultasse as coisas. O próprio camisa 23 (número usado naquela decisão) esbanjou talento e superou o desentrosamento. Abriu de cabeça o placar em cima do Corinthians. E, mesmo com o empate do rival, ajudou no gol de França. No final, o atacante ainda marcou o tento que garantiu o título após a vitória por 3 a 1.
Cenário igual ao que James encontrará no São Paulo. O colombiano deve estrear oficialmente justamente contra o rival alvinegro. Pelo menos é o que deseja a diretoria. As inscrições para a segunda semifinal da Copa do Brasil vão até o dia 8 de agosto. Resta saber se o resultado final será o mesmo.
LANCE