São Paulo vende Newerton ao Shakhtar Donetsk; atacante sequer estreou pelo profissional

312

O São Paulo entrou em um acordo com o Shakhtar Donetsk pela venda do atacante Newerton. O jogador, tido como uma das principais joias das categorias de base tricolor, sequer estreou pelo profissional e assinará um contrato de cinco anos com o clube ucraniano.

Conforme apurou a Gazeta Esportiva, o São Paulo receberá algo entre 3 e 4 milhões de euros (R$ 16 e 21 milhões), mas, mesmo com essa venda, provavelmente ainda terá de negociar outros jovens atletas, alguns que já figuram no elenco profissional, inclusive, como Pablo Maia e Lucas Beraldo, por exemplo, devido à grave crise financeira que atravessa.

Aos 18 anos, Newerton chegou a participar de alguns treinos com a equipe principal, sobretudo em dias de reapresentação do elenco, quando os titulares não participam dos trabalhos com bola mais intensos, e o técnico Dorival Júnior precisa de alguns atletas da base para completar as atividades.

Natural de Palmares, Pernambuco, Newerton iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Sport, chegando em Cotia para reforçar a equipe sub-17 do São Paulo. Em pouco tempo o atacante se adaptou ao novo clube e se consolidou como uma das principais promessas tricolores.

Publicidade

Com a falta de atacantes de velocidade no elenco do São Paulo, Newerton era visto como um jogador que poderia, em breve, ser promovido ao profissional, embora ainda não esteja fisicamente preparado para competir neste nível. Agora, porém, a diretoria tricolor terá de preencher a lacuna provavelmente buscando atletas no mercado.

Vale lembrar que para o exercício de 2023 o São Paulo tem em sua previsão orçamentária arrecadar cerca de R$ 135 milhões com venda de jogadores. Justamente por isso, a tendência é que a diretoria negocie outros atletas além de Newerton para bater a meta.

Gazeta Esportiva