A alta demanda por ingressos para o clássico de hoje (16) contra o Corinthians, no Morumbi, fez com que o São Paulo desse como esgotados os bilhetes de arquibancada antes mesmo de a venda ser aberta para o torcedor comum. Afiliados aos planos mais populares do programa Sócio Torcedor também não tiveram a oportunidade de comprar entradas.
Enquanto isso, a Independente, principal torcida organizada do Tricolor, está vendendo copos que vêm com ingressos de arquibancada através de um esquema de “brindes”. O valor cobrado é de R$ 300, o dobro do preço oficial do bilhete informado pelo São Paulo (R$ 150 a inteira e R$ 75 a meia).
A coluna questionou o São Paulo sobre quantos ingressos foram fornecidos à Independente para o Majestoso, quanto a organizada pagou por cada ingresso, se o clube permite que a Independente comercialize ingressos e por que a organizada tem acesso a entradas para comercializá-las, sendo que elas constam como esgotadas para o torcedor comum.
O clube respondeu que não faz “repasse de ingressos e, portanto, não tem nada a comentar sobre o assunto”. Também não disse quantos ingressos foram vendidos para o clássico e se tem tomado qualquer tipo de atitude contra cambistas.
A Independente também foi procurada em mensagem enviada ao celular do líder Baby, mas não respondeu ao contato.
Sócio torcedor fica sem ingresso
O programa de sócio torcedor do São Paulo é diferente dos seus pares de Palmeiras e Corinthians, por exemplo, que dão prioridade de compra a quem vai com mais frequência ao estádio. É fato sabido, para palmeirenses e corintianos, que quem não for regularmente aos jogos não consegue ingresso para as partidas mais concorridas.
No caso do São Paulo, a prioridade de compra depende do nível do plano assinado. Quem paga mais tem direito a comprar ingresso antes, mesmo que tenha se tornado sócio torcedor um dia antes.
Nos últimos anos, os sócios torcedores têm ocupado uma parcela pequena do Morumbi, mesmo em jogos grandes. Nas quartas de final contra o Palmeiras, por exemplo, 8,7 mil sócios compraram 11,7 mil entradas, o que dá pouco mais de 20% do público de 54 mil pagantes.
Antes mesmo da abertura da venda de ingressos para o jogo de hoje, porém, o São Paulo ganhou mais de 5 mil novos sócios torcedores, muitos deles da modalidade Diamante, que paga R$ 200 ao mês e tem direito de retirar até quatro ingressos a R$ 0,30 cada (o dele e de mais três crianças até 12 anos, suas dependentes) e comprar outros quatro entradas pelo valor cheio para “convidados”.
Quando chegou a vez de os sócios do plano “Branco” comprarem ingresso, às 10h em ponto do dia 4 de agosto, o São Paulo anunciou que todos os ingressos “que contemplam benefícios para sócios torcedores” estavam esgotados, mas que haveria venda “excepcional” de entradas para o setor norte, antiga arquibancada Laranja, começando às 12h, onde fica a Independente.
Porém, às 12h02, o setor já era dado como esgotado no site oficial. E segue assim desde então, como a reportagem do Olhar Olímpico observou dezenas de vezes nos últimos 12 dias. Utilizando o CPF de um sócio “Branco”, este colunista não encontrou nenhuma oportunidade para comprar entradas, para qualquer setor, sempre dados como “esgotados”.
Diferente do que faz em todos os jogos com bom público, o São Paulo não divulgou nenhuma parcial de venda de ingressos para o Majestoso. O clube disse apenas, nas redes sociais, que os sócios “Diamante” haviam batido recorde de compra.
Independente dá ingressos de “brinde”
Se o torcedor tricolor não teve acesso a ingressos, a Independente dá ingressos de “brinde”. Para isso, usa uma estratégia que tem se tornado comum nos jogos do clube: vende copos (ou chaveiros, ou adesivos) a preços altos e dá um ingresso da antiga arquibancada Laranja.
Para o jogo contra o Corinthians, ganha um ingresso “de brinde” quem comprar dois copos, a R$ 150 cada um. Em outras palavras: se der R$ 300 à organizada, o torcedor terá acesso a um ingresso que o São Paulo diz que custa R$ 150.
Na prática, esses ingressos custam ainda menos. É padrão no São Paulo a venda de uma cota muito baixa de ingressos “inteiros” para este setor das organizadas. Diante do Santos, por exemplo, foram só três entradas inteiras, segundo o borderô, e 3.790 pelo valor da meia.
A Independente, porém, costuma cobrar pelos copos um valor que varia de acordo com o valor do ingresso. O mesmo copo que valia R$ 70 na semana passada e dava como brinde um ingresso contra o San Lorenzo (oficialmente vendido a R$ 65), custava R$ 100 nos dias antes do duelo contra o Bahia, quando a entrada na arquibancada Laranja valia R$ 70.
A prática se assemelha ao cambismo, mas o São Paulo não respondeu se entende que essa venda é irregular. A Independente também não se manifestou.
UOL