Ele não é colombiano, mas os passes decisivos merecem todo o ‘hype’ possível. Rodrigo Nestor deve ser titular na noite de hoje (31), quando o São Paulo enfrenta a LDU pela Copa Sul-Americana e quer voltar a ser decisivo em um mata-mata na carreira.
‘Intruso’ no quarteto
Nestor é o ‘intruso’ no quarteto ofensivo que ronda o imaginário do torcedor são-paulino: James Rodríguez, Lucas, Luciano e Calleri. O colombiano começa no banco de reservas.
A posição de titular não é à toa: foi de Nestor o passe que decidiu a última classificação do São Paulo na Copa Sul-Americana. O meia achou Luciano em passe incrível para o gol contra o San Lorenzo (ARG) nas oitavas.
Rodrigo Nestor tem excelente retrospecto em mata-matas como profissional do São Paulo: ele avançou 20 vezes e foi eliminado somente em seis.
A função tática ‘dupla’ exercida por Nestor é considerada uma das mais importantes para o esquema de Dorival Jr. O meia joga fechando a segunda linha do lado esquerdo quando o Tricolor não tem a bola e fecha para o centro com liberdade para armar na fase ofensiva, deixando o corredor esquerdo para Welington avançar.
Maestro de Cotia
Nestor está entre os oito jogadores que mais criaram chances claras de gol em 2023. Foram 11. Veiga (18), Hulk (17) e Arrascaeta (15) estão no pódio do quesito. Os dados são do Opta.
No São Paulo, Nestor está ao lado de Welington Rato e Luciano no topo da estatística. Calleri, com oito, vem atrás.
Nestor tem 22 assistências pelo profissional do Tricolor paulista, atrás apenas de Lucas (25) no atual elenco. A dupla também lidera o quesito entre todos os jogadores que saíram de Cotia.
Nos últimos dez anos, Nestor é o jogador revelado em Cotia com mais assistências pelo profissional: 22 em 169 partidas. Igor Gomes somou 17 em 212 jogos, Welington tem 10 em 98, Luiz Araujo — hoje no Flamengo — teve 8 em 51.
UOL