“Não” de Ceni, pouca grana e fatia dos direitos: São Paulo revê Perri no Botafogo após saída precoce

4773

Goleiro foi formado no Tricolor e se transferiu para o Glorioso praticamente de graça; neste sábado, às 16h, no Morumbi, ele irá reencontrar torcida que o criticou antes de despedida

O São Paulo irá rever neste sábado, às 16h, no Morumbi, o goleiro Lucas Perri, revelado pelo Tricolor, mas que saiu praticamente de graça para o Botafogo e se tornou um dos principais jogadores do Campeonato Brasileiro deste ano.

Antes de se tornar o goleiro titular do líder do Brasileirão, Perri teve uma trajetória longa nas categorias de base do clube paulista e era tratado como substituto natural de Rogério Ceni, que se aposentou em 2015.

De 2013 a 2019, Lucas Perri se preparou para se tornar profissional do São Paulo. No entanto, quando teve a primeira sequência como titular, justamente com o técnico Ceni, em 2021, não conseguiu aproveitar e ficou marcado por algumas falhas em um curto período de tempo.

Depois de atuar nos 90 minutos contra o 4 de Julho, pela Copa do Brasil, em junho de 2021, ele nunca mais teve chances naquele ano e aceitou ser emprestado ao Náutico, na temporada seguinte, para poder atuar mais.

Publicidade

E a mudança de ares fez bem. Lucas Perri se tornou titular absoluto e foi herói do bicampeonato pernambucano ao pegar dois pênaltis na decisão diante do Retrô. As boas atuações chamaram a atenção de diversos clubes, dentre eles o Botafogo.

Lucas Perri São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc.net

O São Paulo, ao receber as propostas, porém, não fez jogo duro para liberá-lo. Segundo apurações da reportagem do ge, o técnico Rogério Ceni não o queria de volta, mesmo com uma crise no gol – Felipe Alves foi contratado – e a diretoria também não via todo esse potencial no jogador.

Desta maneira, aceitou receber cerca de R$ 1,2 milhão para antecipar a saída antes do fim do contrato para o Botafogo, no meio de 2022, e ainda ficou com 15% dos direitos econômicos do atleta.

O que o São Paulo não esperava, porém, é que Perri se tornaria aquele goleiro capaz de substituir Ceni no Tricolor. Com a lesão de Gatito Fernández, Perri assumiu a condição de titular no reta final do Brasileirão de 2022 e impressionou.

O jogador passou a fazer milagres debaixo das traves jogo após jogo e caiu nas graças da torcida. Mesmo com o retorno de Gatito, ele seguiu como titular e já é considerado o melhor goleiro deste Campeonato Brasileiro.

A boa fase fez o Lyon, clube francês, que também pertence a John Textor, dono da SAF do Botafogo, encaminhar a sua contratação para 2024. Nesta transação, o São Paulo pode ser beneficiado com a porcentagem que ainda tem sobre ele e não sair tão prejudicado assim por ter deixado a joia sair quase de graça.

A equipe francesa tem acerto com o Glorioso em relação a cobrir ofertas pelo goleiro para que ele se transfira em 2024, mas ainda não sentou para negociar os termos com o jogador. O destino pode ser diferente do Lyon em caso de uma proposta irrecusável ou pagamento da multa.

Globo Esporte