O que Arboleda fez no Equador antes de virar ‘intocável’ na defesa do São Paulo

540

Um dos pilares da defesa do São Paulo nos últimos anos, Robert Arboleda já virou referência no clube. Contudo, o que pouca gente não sabe é que ele já fazia sucesso antes de desembarcar no Tricolor, com grandes atuações atuando por um dos rivais da LDU, adversário do zagueiro e do time do Morumbi pela CONMEBOL Sul-Americana.

O São Paulo visita a LDU na noite desta quinta-feira (24), às 19 (de Brasília), pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Após fazer a categoria de base pelo Olmedo, do Equador, o defensor teve rápida passagem pelo Grecia, também do país, antes de se firmar na LDU de Loja. Duas temporadas foram o suficiente para o zagueiro chamar atenção dos times locais maiores.

Em 2015, Arboleda chegou à Universidad Catolica, do Equador, uma das grandes rivais da LDU. Foi atuando pelo clube que o ‘xerifão’ conseguiu suas primeiras convocações para a seleção equatoriana em 2015.

Publicidade

A estreia por La Tri acabou acontecendo somente em 2016, quando ele também já tinha demonstrado seu lado artilheiro. Neste ano, em 39 jogos pelo clube, o zagueiro balançou as redes sete vezes.

Inclusive, contra o rival desta quinta-feira, Arboleda tem números interessantes. Ao todo na carreira, ele encarou a LDU 14 vezes, tendo conseguido quatro vitórias, seis empates, quatro derrotas e ainda balançou as redes uma vez.

O bom desempenho no campeonato local somado aos jogos com a seleção foram suficientes para chamar a atenção do departamento de scout do São Paulo em 2017. Assim, em junho deste ano, ele desembarcou no Morumbi.

O bom desempenho no campeonato local somado aos jogos com a seleção foram suficientes para chamar a atenção do departamento de scout do São Paulo em 2017. Assim, em junho deste ano, ele desembarcou no Morumbi.

De lá para cá, foram alguns altos e baixos no clube, tendo passado por algumas crises como ter uma foto vestindo a camisa do rival Palmeiras e até ser pego em festa durante a pandemia da COVID-19.

Agora, além de ser a grande referência defensiva e um dos líderes do elenco, o zagueiro de 31 anos também é o atleta mais longevo no São Paulo, sendo também o único que trabalhou com Dorival Junior em 2017 e 2018, na primeira passagem do treinador pelo clube do Morumbi.

Na atual temporada, Arboleda esteve em campo em 31 dos 49 jogos do São Paulo, sendo 29 deles como titular, e recebeu apenas dois cartões amarelos.

ESPN