Próximo do São Paulo, Lucas Moura vem de pior momento na Europa após jogos no sub-21 do Tottenham

270

Meia-atacante disputou apenas 19 jogos pelos profissionais e marcou um gol; ele não recebeu grandes ofertas do futebol europeu, o que comprovou o momento de baixa na carreira

Lucas Moura está próximo de ser anunciado como reforço do São Paulo até o fim deste ano. Caso seja confirmada a transferência, o meia-atacante chegará ao Tricolor após uma de suas piores fases no futebol europeu.

No Tottenham, da Inglaterra, desde 2017/18, Lucas Moura nunca tinha entrado tão pouco em campo como na temporada passada. Foram apenas 19 jogos e somente um gol marcado pelos profissionais do clube – no último jogo pelo Campeonato Inglês.

Ele balançou as redes outras três vezes, mas pelas categorias de base do Tottenham. Isso mesmo: pelo time sub-21. Na Inglaterra, o regulamento da categoria permite que cada clube pode ter três jogadores acima dos 21 anos, além de um goleiro.

Em janeiro deste ano, Lucas estava se recuperando de uma lesão na panturrilha e foi para o sub-21 para poder acelerar a recuperação. Em sua estreia, fez um gol contra o Arsenal e ainda recebeu o apoio do companheiro de time, Richarlison.

Publicidade

De volta aos profissionais em fevereiro, Lucas Moura teve raras oportunidades de atuar. Em abril, foi expulso contra o Everton e foi punido por três jogos de suspensão. Para não ficar sem ritmo de jogo, voltou a atuar pelo sub-21. Em dois jogos, dois gols.

O meia-atacante, então, entrou nos acréscimos do confronto contra o Liverpool. Foi um dia para ser esquecido. Após sair perdendo por 3 a 0, o Tottenham empatou o duelo, mas Lucas Moura falhou nos minutos finais e o rival aproveitou para decretar a vitória por 4 a 3.

A situação de Lucas no clube ficou praticamente insustentável. Ele já sairia de qualquer maneira, mas a reta final bem abaixo fez ele perder o prestígio. O jogo seguinte dele foi pelo sub-21. De novo.

Após deixar o Tottenham, Lucas Moura esperava receber propostas da Europa, onde está desde 2012, quando deixou o São Paulo rumo ao Paris Saint-Germain. No entanto, nenhuma grande oferta chegou, e os mercados periféricos acabaram sendo a realidade.

A possível chegada ao Tricolor se deve muito a isso. Há um mês, o jogador não via o Brasil como uma possibilidade. Mas a falta de propostas o fez repensar.

No futebol brasileiro, Lucas Moura tem a oportunidade de retomar o seu bom desempenho e chamar a atenção novamente. Por enquanto, a MLS, nos Estados Unidos, é o destino mais provável em 2024.

Globo Esporte