Jogadores defenderão o Brasil em duas partidas contra Marrocos, em amistoso
O técnico Ramon Menezes fez sua primeira convocação para a seleção brasileira pré-olímpica nesta sexta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
As partidas serão contra a seleção olímpica de Marrocos, na mesma data-Fifa da principal, no país africano. Ex-técnico do Brasil na categoria sub-20, Ramon assume a preparação para as Olimpíadas de Paris, em 2024. A seleção brasileira masculina conquistou o ouro olímpico nas últimas duas edições, no Rio de Janeiro e em Tóquio.
– Na base não tem data-Fifa. Vamos tentar levar o melhor que a gente entende para o futebol brasileiro. Já começamos contra o Marrocos, um grande adversário. O atual campeão africano. Isso vai ser importante, um grande teste – disse Ramon.
A lista de Ramon, no entanto, também teve desfalque devido à investigação sobre apostas na Europa. O treinador revelou que Luiz Henrique, do Betis, ex-Fluminense, estava na lista, mas que foi cortado após as notícias.
– O Diniz foi muito feliz na resposta que deu aqui (sobre o corte de Paquetá). Eu também vou usar a verdade. O Luiz Henrique era um atleta convocado. Vamos aguardar e ver. Nas próximas horas, estou passando para vocês um outro nome.
A preparação da seleção pré-olímpica também visa o Pan-Americano deste ano, que será disputado em outubro, em Lima. Alguns nomes da lista de Ramon nasceram em 2000 e não terão idade para a disputa das Olimpíadas em 2024, mas poderão disputar o Pan neste ano.
Confira a lista de convocados:
- Goleiros: Gabriel Grando (Grêmio), Matheus Cunha (Flamengo) e Mycael (Athletico)
- Laterais: Arthur (Bayer Leverkusen), Vinicius Tobias (Real Madrid); Welington (São Paulo) e Abner (Bétis)
- Zagueiros: Vitão (Internacional), Lucas Halter (Goiás), Robert Renan (Zenit) e Morato (Benfica)
- Meio-campistas: Andrey (Chelsea), João Gomes (Wolverhampton), Marlon Gomes (Vasco), Maurício (Internacional) e Danilo (Nottingham Forest)
- Atacantes: Lázaro (Almería), Vitor Roque (Athletico), João Pedro (Brighton), Igor Paixão (Feyernoord), Paulinho (Atlético-MG) e Marcos Leonardo (Santos).
Veja a coletiva de Ramon
Contato com os clubes
– A gente sabe da nossa dificuldade que é a liberação dos atletas. Eu agora fiz algumas visitas, justamente para isso. Para aumentar o nosso relacionamento com os clubes, que é muito bom. Para ver esta possibilidade de chegar lá na frente. Este tem sido o nosso trabalho de observação. Aqui eu chego 10h e saio às 19h. Temos que respirar futebol. Tentar de todas as maneiras buscar o que temos de melhor. E aumentar o nosso leque de opções. É o nosso trabalho.
Jogadores da seleção principal com idade olímpica
– É lógico que tem até o Vinícius Junior com idade para o Pan. Temos jovens performando muito bem, como Rodrygo e Martinelli. É o nosso trabalho. Aumentar o leque de opções. Se houver a possibilidade lá na frente será muito bem-vindo. É o nosso trabalho buscar opções. Estamos trazendo agora o Igor Paixão pela primeira vez. É um jogador que vem performando muito bem.
Endrick
– O Endrick é um ótimo jogador. Não tive ainda a oportunidade de trabalhar com ele. Já foi convocado, mas o Palmeiras não teve a condição de liberar o atleta. Se trata de um excelente jogador, muito promissor, e tem a capacidade de em um futuro bem próximo vestir a camisa da seleção brasileira.
João Gomes
– Ele esteve conosco na minha primeira convocação na seleção principal. Mostrou todo seu talento vestindo a camisa do Flamengo. Está performando muito bem. É isso que esperamos do atleta. É jovem, promissor e tem total condição de estar na principal.
Jogar com dois atacantes
– Dá para jogar Vitor Roque com Marcos Leonardo. São jogadores inteligentes, de muita definição. Se tiverem uma chance conseguem fazer a definição das jogadas.
Ângelo e Beraldo
– Beraldo vem performando bem. Já conhecemos bem, esteve conosco em algumas oportunidades. Fizemos a opção agora pelo Morato, vem jogando muito bem no Benfica. O Ângelo também já conhecemos. Agora foi para o futebol francês. Nessa posição temos ótimos jogadores.
Integração entre seleção olímpica e principal
– A gente já teve essa conversa. COnversei essa semana com o Eduardo. O Diniz tem o dia a dia no Fluminense, o meu dia a dia é aqui. Temos a maior liberdade. O carro-chefe é a principal. Aqui, o nosso trabalho é oxigenar a seleção principal. Eu, logo que cheguei, disse que era uma meta nossa estar oxigenando a seleção principal.
Posicionamento dos técnicos da seleção olímpica no mercado
– O Micale foi campeão olímpico. Teve oportunidades antes de ir para fora. Está fazendo um belíssimo trabalho no Egito. Fez a final agora jogando contra Marrocos. É um belo profissional. O Jardine já saiu da seleção para a equipe do México. Está no América-MEX, fazendo um ótimo trabalho. Eu me posiciono dentro do mercado sempre trabalhando. Pensando em trabalhar muito. Para mim, é uma honra estar servindo a seleção brasileira. O pensamento é de fazer o nosso melhor.
Meio-campistas
– Se você parar para analisar, o Maurício é este jogador. Criativo, está no Inter performando muito bem. Pode fazer outra função também, do lado esquerdo. É um cara inteligente para jogar. Pode ser esse camisa 10 que você está falando. O próprio João Pedro pode ser um segundo atacante. Claro que é um cara com mais presença de área. O próprio Lázaro joga por fora, joga por dentro, e também pode ser um camisa 10. Depende daquilo que você pensa em termos de estrutura de time. Mas tem esses três jogadores. Maurício, João Pedro e Lázaro.
Convocação com foco nas Olimpíadas?
– Depois desta data, ainda temos uma Data Fifa, de 9 a 17 de outubro. Talvez já sirva como preparação para o Pan, que é de 20 de outubro a 5 de novembro. Em novembro temos outra Data Fifa. Até lá pode mudar muita coisa. Mas já temos uma base.
Ausência de Victor Hugo, do Flamengo
– Victor Hugo já conhecemos também. Ótimo jogador que já esteve conosco no sub-20. Não o tivemos no Sul-Americano, nem no Mundial. Mas está no radar.
Disputa entre os goleiros
– Grando vem performando muito bem. Vem se destacando e por isso fizemos a opção de convocar. Vou trabalhar com ele pela primeira vez. Matheus Cunha da mesma forma. Faz um grande campeonato. Primeira vez que trabalharei com ele, também. Trouxemos também o Mycael, nosso goleiro do sub-20.
Globo Esporte