Troféu consagra diversos atletas que só tinham comemorado estaduais na carreira; nomes como Lucas, James e Pato venceram no exterior, mas sentem gosto inédito no Brasil
O título da Copa do Brasil conquistado pelo São Paulo no último domingo, após empate em 1 a 1 com o Flamengo, consagra muitos jogadores do elenco que jamais tinham vencido uma competição de nível nacional atuando no futebol brasileiro.
No elenco são-paulino, 28 atletas conquistaram o primeiro troféu dessa magnitude no país, o que representa 84% do grupo. Nomes como Lucas Moura, James Rodríguez e Alexandre Pato, por exemplo, foram multicampeões na Europa, mas ainda não tinham faturado no Brasil.
Lucas, por exemplo, foi campeão pelo São Paulo na Sul-Americana, um torneio continental. Já Pato venceu Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana e Estadual. Outros tantos do atual time do Tricolor só tinham comemorado estaduais.
Do atual elenco, apenas Rafael, Rafinha, Alisson, David e Luciano já tinham conquistado títulos expressivos no futebol brasileiro. O goleiro é quem mais empilhou taças na época em que defendeu Atlético-MG e Cruzeiro. Ele tem três Campeonatos Brasileiros, quatro Copas do Brasil e uma Supercopa do Brasil.
Rafinha (campeão do Brasileirão de 2019 e 2020, da Supercopa do Brasil de 2020 e da Copa do Brasil de 2023) e Alisson (Brasileirão de 2013 e 2014 e Copas do Brasil de 2017 e 2023) vêm logo atrás com quatro conquistas cada. Rafinha venceu taças pelo Flamengo, enquanto Alisson teve êxito em Cruzeiro e Grêmio.
David (campeão da Copa do Brasil de 2008 e 2023) e Luciano (campeão do Brasileirão de 2015 e Copa do Brasil de 2023) fecham a lista dos maiores vencedores do grupo.
Os demais jogadores comandados por Dorival Júnior celebraram a primeira conquista nacional. Veja a lista dos novos campeões
- Jandrei
- Young
- Alan Franco
- Arboleda
- Diego Costa
- Beraldo
- Belém
- Igor Vinicius
- Nathan
- Moreira
- Welington
- Caio Paulista
- Patryck
- Michel Araújo
- Talles Costa
- Wellington Rato
- Gabriel Neves
- Méndez
- Negrucci
- James Rodríguez
- Galoppo
- Marcos Paulo
- Rodriguinho
- Juan
- Pato
- Calleri
- Lucas
- Erison
Globo Esporte