‘Dono’ do Coritiba, Roberto Justus é fanático pelo São Paulo e quase foi vice-presidente do clube

132

Empresário nunca escondeu o seu amor pelo Tricolor e chegou a auxiliar gestões anteriores

São Paulo e Coritiba se enfrentam na quarta-feira (27) às 19 horas (de Brasília) no Morumbi em jogo atrasado da 22ª rodada do Brasileirão e que coloca frente a frente dois times da parte de baixo da tabela. Ambos também entram em campo com a pior sequencia de resultados na competição – oito e sete jogos sem vencer, respectivamente.

Naturalmente, esse cenário tornaria o duelo dramático para torcedores das duas equipes. Mas há uma pessoa em especial que deve sofrer em dobro com essa partida: o publicitário e apresentador de televisão Roberto Justus, torcedor fanático do Tricolor e acionista da Treecorp Investimentos, empresa proprietária da SAF do Coxa.

Conhecido nacionalmente como apresentador do reality show ‘O Aprendiz’, o empresário nunca escondeu a sua paixão pelo Tricolor, chegando a auxiliar a direção do clube durante o terceiro mandato do presidente Juvenal Juvêncio. À época, Justus fazia parte de uma espécie de ‘Conselho de notáveis’ do São Paulo, que servia apenas como órgão consultivo.

No entanto, o publicitário foi além em suas atribuições e atuou como consultor do clube nas negociações dos direitos de transmissão do Brasileirão em 2011, ano em que houve a implosão do ‘Clube dos 13’ e os contratos passaram a ser negociados de forma individual entre clubes e emissoras de televisão.

Publicidade

Não demorou para que o empresário fosse ‘convocado’ novamente para ajudar o clube na busca por um patrocínio máster para a camisa, em 2013. Graças a estes auxílios pontuais, Roberto Justus até foi convidado pela gestão para ocupar um cargo de vice-presidente institucional na direção do clube.

O ilustre são-paulino, porém, recusou o convite, alegando falta de tempo para se dedicar à função. Ainda assim, prometeu continuar auxiliando o clube sempre que solicitado. Vale destacar que o empresário não exercia atividade remunerada, de acordo com declarações do próprio em matérias da época.

INVESTIMENTO NO CORITIBA
Se em 2012 o empresário recusou o convite para integrar a diretoria do São Paulo, poucos esperavam que 11 anos depois Roberto Justus se tornaria um dos proprietários de outro clube da Série A do Brasileirão, o Coritiba.

Desde que a ‘Lei da SAF’ foi aprovada, diversos clubes aderiram ao modelo de gestão do clube-empresa, entre eles o Coxa. Em maio deste ano, a Treecorp Investimentos, que tem Justus como um dos acionistas, comprou 90% da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do clube, prometendo um investimento de 1,3 bilhão em 10 anos.

Recentemente, em entrevista ao canal do Coritiba no YouTube, a ‘TV Coxa’, o publicitário afirmou que deixa a gestão do projeto do clube nas mãos de profissionais de confiança, como Bruno Levi D’Ancona (diretor da Treecorp), Carlos Amodeo (CEO do clube) e Artur Moraes (executivo de futebol), mas que também dá os seus palpites na gestão.

– Eu também dou os meus pitacos. Tenho dado bastante opinião, mas está nas mãos de gente muito competente – disse brevemente o empresário.

Por coincidência, uma das empresas na qual a Treecorp investe é a mais nova marca patrocinadora do São Paulo, anunciada dois dias antes da final da Copa do Brasil.

LANCE