Ex-capitão, Diego Costa vira opção a Arboleda no São Paulo após traumas em finais de 2022

46

GloboEsporte

 José Edgar de Matos 

Capitão do time na temporada passada, zagueiro esteve em campo diante de Palmeiras, no Paulistão, e Del Valle, na Sul-Americana.

Arboleda ainda é tratado como dúvida no São Paulo e pode abrir espaço no time titular para um jogador que se acostumou a disputar decisões pelo clube.

Publicidade

Capitão em 2022, Diego Costa é opção para formar a zaga com Beraldo contra o Flamengo, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de ida da decisão da Copa do Brasil, e ter a oportunidade de afastar traumas recentes em finais pela equipe do Morumbi.

Capitão aos 23 anos, Diego Costa mostra personalidade ao liderar o São Paulo

Diego Costa foi titular nas decisivas partidas contra Palmeiras (Paulistão) e Independiente Del Valle (Sul-Americana).

O Tricolor acabou sofrendo uma goleada de 4 a 0 do rival, no Allianz Parque, e perdeu por 2 a 0 para os equatorianos na decisão em Córdoba, com o primeiro gol saindo depois de corte errado do ex-capitão perto da área são-paulina.

O jogo na Argentina, por sinal, foi o último do zagueiro em 2022 e marcou o fim de uma temporada de bons momentos, mas com traumas nos momentos mais decisivos.

Diego Costa passou por uma cirurgia no joelho no fim de 2022 e só voltou aos gramados abril deste ano, mas sem a mesma condição de titular.

Os problemas que o São Paulo precisa resolver antes da final da Copa do Brasil

Com apenas 19 jogos em 2023, Diego agora aparece como opção diante do problema físico de Arboleda e pela escolha de Dorival Júnior no meio de semana, quando a base da equipe a ser escalada no domingo entrou em campo no Beira-Rio.

Foi Diego Costa quem atuou ao lado de Beraldo na zaga são-paulina na partida contra o Internacional, que terminou com derrota tricolor por 2 a 1, em duelo pelo Brasileirão.

Lesão após a final da Sul-Americana do ano passado atrapalhou a temporada atual de Diego Costa — Foto: Marcos Ribolli

Lesão após a final da Sul-Americana do ano passado atrapalhou a temporada atual de Diego Costa — Foto: Marcos Ribolli

Diego Costa ainda tem um ponto favorável: respeito dentro do vestiário. No ano passado, enquanto ostentava a faixa de capitão com apenas 23 anos, era o jogador muitas vezes a “dar a cara à tapa” nos momentos ruins.

Nem as más lembranças das decisões, como no envolvimento direto no primeiro gol do Del Valle, atrapalham a avaliação de Diego Costa, que tem concorrência na disputa para a possível vaga a ser deixada por Arboleda.

Além de Diego, Alan Franco é outra opção direta. O argentino ficou no banco de reservas contra o Inter, mas soma mais partidas em 2023: 27.

Diego Costa ostentou a faixa de capitão do São Paulo em 2022 — Foto: São Paulo FC

Diego Costa ostentou a faixa de capitão do São Paulo em 2022 — Foto: São Paulo FC

A definição por Arboleda será tomada no último instante antes da viagem. O equatoriano será novamente avaliado na atividade deste sábado, no CT da Barra Funda.

Desde o retorno da Data Fifa, o zagueiro equatoriano permaneceu sob cuidados dos fisioterapeutas e não treinou com o restante do elenco. A prova final será na última atividade de campo antes do embarque da delegação para o Rio de Janeiro.

Há otimismo dentro do clube em relação à condição do equatoriano, que perdeu a decisão da Sul-Americana por lesão e acabou sendo reserva na finalíssima do Paulistão contra o Palmeiras no ano passado.

LEIA TAMBÉM: