GazetaEsportiva
Tá chegando a hora! Neste domingo, Flamengo e São Paulo entram em campo pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil de 2023. A bola rola a partir das 16h (de Brasília), no Maracanã.
Em busca de um título inédito, o São Paulo disputa a decisão pela segunda vez na história. O time também jogou a final em 2000, quando perdeu para o Cruzeiro. Na edição atual, o Tricolor já despachou o Ituano, Sport, Palmeiras e Corinthians.
Para ficar com o troféu, a equipe precisará superar um grande obstáculo. O retrospecto recente do Tricolor diante do Flamengo é péssimo (são seis derrotas e um empate nos últimos sete encontros). A última vitória do São Paulo foi em 2021, há quase mil dias, por 2 a 1.
O momento do time de Dorival Júnior não é nada bom. Há sete partidas sem vencer no Brasileirão, a equipe caiu para o 13ª lugar da Série A, com 28 pontos. O Tricolor conquistou apenas um triunfo desde que eliminou o Corinthians na semifinal – dali em diante, são três derrotas, um empate e uma vitória.
O desempenho fora de casa tem sido outro agravante. A última vez que o São Paulo venceu como visitante neste ano foi há dois meses, sobre o Palmeiras, nas quartas de final da Copa do Brasil. De lá para cá, foram seis reveses e um empate longe do Morumbi.
Para a decisão, Dorival deve contar com quase todo o elenco à disposição. A única preocupação é o zagueiro Arboleda, que se machucou com a seleção do Equador. Sem lesão detectada, o jogador tem uma fibrose na coxa esquerda e ainda é dúvida.
Do outro lado, o Flamengo chega pressionado em função dos resultados recentes com Jorge Sampaoli. Eliminado da Libertadores pelo Olimpia-PAR e com seguidos tropeços no Campeonato Brasileiro, o treinador balança no cargo.
O argentino ainda não sabe se poderá escalar o meia Arrascaeta e o atacante Luiz Araújo, que seguem tratando de contusões e têm chances remotas de entrar em campo. Já o lateral Filipe Luís (lesão muscular) e o volante Allan (ruptura da fáscia plantar do pé esquerdo) são baixas certas.
Atual campeão, o Rubro-Negro defende o título conquistado no ano passado, sobre o Corinthians. Curiosamente, o time era treinado por Dorival, mas a diretoria do clube preferiu trocar o comandante. A equipe tenta erguer a taça da Copa do Brasil pela quinta vez.
O campeão do torneio nacional levará para casa, além do troféu, o prêmio de R$ 70 milhões em dinheiro. Já a vice fica com R$ 30 milhões. O jogo de volta está marcado para o domingo que vem, dia 24, no mesmo horário, no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X SÃO PAULO
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de setembro de 2023, domingo
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE)
VAR: Rafael Traci (Fifa-SC)
FLAMENGO: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Victor Hugo, Thiago Maia (Arrascaeta ou Everton Cebolinha) e Gerson; Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico: Jorge Sampaoli
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda (Diego Costa), Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e Luciano (Wellington Rato); Lucas e Calleri;
Técnico: Dorival Júnior
LEIA TAMBÉM:
- Entenda como saída de Rafinha altera planejamento do São Paulo
- Empresário de Alan Franco diz que espera reunião para tratar de renovação com o São Paulo
- Retrospectiva 2024: São Paulo vence a Supercopa, mas encara frustrações na temporada
- Veja quais jovens da base estão no radar da diretoria e da comissão técnica do São Paulo para 2025
- Sem Rafinha e com possível saída de Moreira, São Paulo liga alerta para lateral-direita