GazetaEsportiva
O São Paulo agitou o mercado de transferências nesta temporada. O clube tricolor foi atrás de algumas peças para reforçar o elenco e, como de costume, os reforços se dividiram entre erros e acertos.
No total, a diretoria são-paulina contratou 14 novos jogadores em 2023. São eles: Marcos Paulo, Rafael, Wellington Rato, Pedrinho, Alan Franco, Jhegson Méndez, David, Caio Paulista, Erison, Raí Ramos, Michel Araújo, Alexandre Pato, James Rodríguez e Lucas Moura.
Apenas um deles não está mais no time: Pedrinho. O São Paulo rescindiu o contrato com o atleta após ele ter sido acusado de agredir sua ex-namorada, Amanda Nunes, e ameaçá-la de morte. Atualmente, ele defende o América-MG.
Já os dois últimos reforços animaram a torcida. O meia colombiano James Rodríguez e o atacante Lucas Moura chegaram com status de titular, para elevar o patamar do time.
O primeiro ainda não atingiu seu melhor condicionamento físico e briga por espaço. O segundo, por sua vez, já virou titular absoluto da equipe e teve enorme importância para a classificação à final da Copa do Brasil, marcando um gol nas semifinais, diante do Corinthians.
Alguns reforços, como o goleiro Rafael, o atacante Wellington Rato e o lateral Caio Paulista também demonstraram atuações convincentes e cavaram vaga como titular de suas posições. Outros, como Marcos Paulo, Méndez, Erison e Raí Ramos ainda não engrenaram.
Por outro lado, o meia-atacante Michel Araújo, o zagueiro Alan Franco e os atacantes David e Pato costumam pintar como boas opções vindas do banco de reservas. Juntos, Pato e David, por exemplo, já somam dez participações em gols nesta temporada.
De todas as 14 contratações, 11 chegaram quando o Tricolor ainda era comandado por Rogério Ceni. Com Dorival, o clube preferiu se movimentar menos, mas de maneira certeira, trazendo Lucas e James, além de Pato.
Levando em conta todos os reforços da gestão de Julio Casares, são 35 jogadores contratados entre 2021 e 2023. De todos estes, apenas 21 continuam no clube.
É com esse elenco que o São Paulo se prepara para disputar a final da Copa do Brasil, diante do Flamengo. O jogo de ida está marcado para 17 de setembro, um domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Já a volta acontece uma semana depois, no mesmo horário, no Morumbi.
LEIA TAMBÉM:
- Jogadores do São Paulo se reapresentam e iniciam check-up médico no CT; veja fotos
- Mané Garrincha ou Pacaembu? Entenda a opção do São Paulo quando não tiver o Morumbis
- Basquete Tricolor tem o Fortaleza como próximo adversário no NBB
- Além das 4 linhas – 63% de aproveitamento
- No top 5 dos endividados do futebol, São Paulo mantém pés no chão e o resto gasta alto