O goleiro Rafael tomou conta da posição desde quando chegou no início da temporada e foi recompensado com o título da Copa do Brasil no último domingo. Apesar de ter sofrido um gol no empate de 1 a 1 no Morumbi, o saldo do atleta de 34 anos é positivo.
Durante toda a campanha do São Paulo até o título, Rafael só foi vazado em quatro dos 10 compromissos do time, de acordo com dados do Sofascore. Ao todo, foram sete gol sofridos com o arqueiro debaixo das traves do Tricolor.
Presente em todos os embates da equipe na Copa do Brasil, Rafael também tem um bom aproveitamento nas defesas, já que fez 23 e não deixou 77% das bolas que foram em direção a sua meta entrarem.
Apesar de não ser conhecido como um pegador de pênaltis, o único defendido pelo goleiro fez a diferença para o clube na competição. Ele pegou a cobrança de Luciano Juba, quando o São Paulo passou pelo Sport nos pênaltis pelas oitavas de final.
Contratado ainda sob o comando de Rogério Ceni, Rafael continuou sendo escalado pro Dorival Júnior e se tornou um dos destaques do São Paulo em 2023. Titular absoluto, ele já tem 52 aparições com a camisa tricolor.
Gazeta Esportiva